ANIVERSÁRIO

Hospital Geral de Caxias do Sul completa 15 anos de atividades.

Nesta terça-feira, dia 19 de março, o Hospital Geral de Caxias do Sul completa 15 anos de existência. Administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com apoio dos governos Estadual, Federal e Municipal, o HG é um hospital de assistência, ensino e pesquisa e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Atualmente, o HG conta com 218 leitos e registra, mensalmente, cerca de 11,5 mil atendimentos, 930 internações e 39,5 mil exames (de análises clínicas, de anatomia patológica e de diagnóstico por imagem).

O HG, que é reconhecido como "Hospital Amigo da Criança" - título concedido pela UNICEF e Ministério da Saúde -, é referência também em oncologia adulto e pediátrica, cardiologia, cirurgia vascular, UTI neonatal e cirurgia cardíaca pediátrica.

Constantes melhorias estruturais e tecnológicas são realizadas no hospital. Entre os diferentes equipamentos a serviço dos usuários, está um moderno aparelho de Ressonância Magnética (foto à esquerda), que integra o Serviço de Diagnóstico e Imagem. Além de recursos públicos, o HG recebe apoio de diversas empresas e entidades da região para a qualificação e melhoramento de sua infraestrutura e serviços. Um exemplo disso, é a reforma e adequação dos espaços do centro cirúrgico, realizada em 2011, em parceria com as empresas Marcopolo, Colombo, Lupatech, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e com o Instituto Elisabetha Randon.

Para o diretor do hospital, Sandro Junqueira, a referência que o hospital conquistou hoje demonstra a importância que tem para a sua região de abrangência. "Vamos continuar investindo esforços em melhorias para que o nosso hospital cresça sempre mais em qualidade", destaca.

O reitor Isidoro Zorzi salienta que, nesses anos de história, foi fundamental o apoio que o HG recebeu dos órgãos públicos, da comunidade, de empresas e de clube de serviços. "Esse é um momento especial, em que queremos agradecer a todos os colaboradores, internos e externos do HG e da Universidade, que de alguma forma colaboram para a excelência das atividades desenvolvidas no hospital", enfatiza.

UNACON
No mês de novembro de 2012, iniciaram-se a as obras do prédio no qual funcionará a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul – UNACON, que abrigará serviços de quimioterapia, hematologia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UNACON, que conta com recursos do Ministério da Saúde, compreende uma estrutura física específica para a instalação de equipamentos de alta complexidade.

A obra abrangerá uma área de 3.314 m², com oito consultórios para radioterapia, doze consultórios para quimioterapia, vinte cadeiras para aplicação de quimioterápicos para o paciente adulto e quatro cadeiras de aplicação de quimioterápicos para o paciente infantil. O projeto da obra foi aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pela Vigilância Sanitária e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pois exige tratamento específico, com requisitos de segurança em energia nuclear e condições sanitárias especiais.

O plano diretor do Hospital Geral prevê a ampliação do espaço físico, nos próximos anos, com a construção de um prédio anexo de seis andares em terreno contíguo ao hospital. A previsão é de que o HG conte com mais 136 novos leitos para internação e UTI.

Referência acadêmica
O Hospital Geral é um vasto campo de atuação para estudantes da UCS. Hoje, cerca de 500 alunos de vários cursos, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, entre outros, utilizam a estrutura do HG para a realização de seus estudos e estágios. Os programas de residência médica reúnem 64 médicos residentes. Além disso, a estrutura do hospital serve de campo para estudos e pesquisas científicas para os professores da UCS de diferentes especialidades.

Segundo o professor Petrônio Oliveira, diretor de Ensino do HG, o hospital capacitou de maneira muito importante os cursos da área da Saúde da UCS, principalmente o de Medicina. "Hoje temos onze programas de residência médica e estamos aguardando a aprovação de outros. Nossos professores, a maioria mestres e doutores, e nossa infraestrutura fazem com que o aluno possa aliar o conhecimento de sala de aula com a prática, com relevante qualidade", avalia.

O número dos serviços realizados no HG em 2012
Internações: 11.219
Atendimentos: 139.162
Cirurgias: 5.602
Exames de Análises Clínicas: 418.247
Exames de Anatomia Patológica: 5.010
Exames de Diagnóstico por Imagens: 51.465
Leitos: 218
Funcionários: 928

Serviços oferecidos no HG
Obstetrícia e Ginecologia; Neonatologia; Pediatria; Clínica Médica; Radiologia; Laboratório de Análises Clínicas; Fisioterapia; Agência Transfusional; Nutrição; Educação Permanente; Banco de Olhos; Ecografia; Tomografia; Mamografia; Endoscopia; Ecocardiografia; Ressonância Magnética.

Exames de Hemodinâmica; Hemodiálise; Laboratório de Anatomia Patológica; Psicologia Clínica; Hospitalar; Serviço Social; Recreação Terapêutica; Serviço de Psiquiatria; Pronto Socorro; Oncologia Adulto e Pediátrica; Gestante de Alto Risco; Serviço de Residência Médica; Transplante de Córneas; Comissões.

Municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde:
Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabijú, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Fotos: Daniela Schiavo