Professor Darcy Ribeiro Pinto Filho é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Professor da UCS, médico do Hospital Geral de Caxias do Sul, que fez cirurgia inédita no país, assumiu no dia 19 de abril a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Cirurgião torácico há 25 anos, o professor do Centro de Ciências da Saúde e médico do Hospital Geral de Caxias do Sul, Darcy Ribeiro Pinto Filho assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica para os próximos dois anos. A posse ocorreu na sexta-feira, dia 19 de abril, durante o 18º Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, em Vitória (ES).

Darcy Pinto Filho formou-se em Medicina na UCS em 1983 e, recentemente, foi o responsável pelo primeiro implante de marca-passo diafragmático realizado no Rio Grande do Sul e o primeiro procedimento de implante ocorrido no Brasil por videocirurgia. A cirurgia realizou-se no dia 12 de abril, no HG, e foi um marco na vida do menino Jackson Rafael Ferreira Bottim, de 8 anos, que teve a respiração comprometida após um acidente sofrido em 2010. O aparelho vai permitir que o garoto respire sem a necessidade de um ventilador mecânico, que precisava estar ligado continuamente à energia elétrica.

"O crescimento das cirurgias minimamente invasivas, como a realizada no garoto Jackson, foi um dos temas abordados durante o Congresso, juntamente com outras novidades na área de cirurgia torácica, como procedimentos executados com tecnologia robótica. Ao realizarmos o primeiro implante de marca-passo diafragmático por videocirurgia no Hospital Geral, comprovamos que temos condições de fazer qualquer cirurgia de tórax aqui", observa o médico, adiantando que já foi encaminhado ao Ministério da Saúde uma solicitação para que o HG receba autorização para realizar transplantes de pulmão.

Trajetória
A trajetória do professor Darcy Pinto Filho no Ensino da Universidade de Caxias do Sul iniciou juntamente com a carreira de cirurgião, há 25 anos, quando passou a atuar como professor nos cursos da área da Saúde. Ele foi coordenador da graduação em Medicina de 1996 a 2002, período no qual foi implantado o novo projeto pedagógico do curso.

Atualmente ministra as disciplinas vinculadas à Unidade de Ensino Médico Cardiopneumologia e Internato Médico, sendo supervisor da área cirúrgica. Desde o início do funcionamento do Hospital Geral, em março de 1998, o professor integra a equipe médica, tendo sido diretor técnico do Hospital no período de 2002 a 2008. Atualmente coordena o Serviço de Cirurgia Torácica, preside a Comissão da Residência Médica e coordena o Programa de Residência Médica em Cirurgia, todos no HG. O crescimento científico da especialidade de cirurgia torácica, além da defesa profissional, segundo Darcy Pinto, são as metas da nova gestão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Foto: Cristiane Fernandes de Vargas.