ENSINO MÉDIO
CETEC: na Oficina de Escrita Criativa, o que se aprende é o prazer de escrever.
Em 1967, Gilberto Gil ficou com o segundo lugar no
Festival de Música Popular Brasileira, com a música "Domingo no
Parque" [Saiba mais sobre essa composição, clicando no seu título], uma das
obras que marcam o início do Tropicalismo. Quarenta e seis
anos depois, esta foi a música escolhida pela estudante
do segundo ano do Centro Tecnológico Universidade de
Caxias do Sul - CETEC como inspiração para compor um texto
ficcional. O resultado, lido pela professora Caroline de
Siqueira, para os estudantes que participam
da Oficina de Escrita Criativa, surpreendeu a todos. A
narrativa criada pela
estudante retoma a história sobre o ponto de vista
do personagem José, que num relato intimista oferece a
sua versão sobre
a tragédia daquele domingo no parque.
Transformando ideias em textos
São exercícios assim que ocupam os finais de tarde
das terças-feiras dos estudantes que participam da
Oficina de Escrita Criativa, "alguns pelo segundo ano",
como destaca a professora Caroline (foto à esquerda).
A proposta da Oficina é abrir um espaço, entre as inúmeras
atividades que compõem a rotina escolar, para que
o estudante possa desenvolver - ou aprimorar -
a habilidade da escrita. A participação é facultativa
e a turma têm cerca de 20 estudantes do segundo e do
terceiro ano. Caroline, que também dá aulas de Literatura na
escola, mostra-se entusiasmada com os resultados alcançados
pelos alunos.
"No começo, é comum que o estudante apresente seus textos
sob pseudônimo, mas conforme a turma vai se
integrando, a timidez e o medo da crítica vão ficando para
trás. Nossos encontros são sempre
num ambiente descontraído - e nem por isso menos sério - onde
o principal aspecto é deixar fluir as ideias e organizá-las de
uma forma criativa, que surpreenda e emocione o leitor".
No mês de maio, a escola
lançou a primeira exposição reunindo parte da produção
dos estudantes. É da professora de Artes, Liliane Maria Viero
Costa, a concepção e a curadoria da exposição que utiliza embalagens cartonadas de leite como
suporte para os textos. Os alunos também colaboraram na montagem que está na Galeria de Arte
da escola, bem pertinho da sala onde se realiza a Oficina.
Detalhes da exposição, composta por fragmentos das
produções dos estudantes.
Gosto literário
"Os exercícios partem da observação do cotidiano do aluno. A
ideia é também desenvolver
a capacidade de
percepção do que está à nossa volta. De um pequeno detalhe
observado no caminho da escola e
compartilhado no
grupo pode surgir uma poesia, um conto ou uma crônica", explica
a professora Caroline. Durante os encontros, além de sugerir
temas,
leituras e abordagens, ela trabalha com as
técnicas da escrita
criativa e com os principais estilos de texto, sempre com a finalidade de incutir no aluno o prazer no desenvolvimento
do texto escrito.
Além de desenvolver a habilidade da escrita criativa, a Oficina
também favorece a formação de leitores com um gosto literário
mais apurado. Ao final do encontro da terça-feira, dia 11
de junho, um aluna contava que está interessada em ler a
obra de William Shakespeare.
Fotos: Liliane Maria Viero Costa.
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