ENSINO MÉDIO

CETEC: na Oficina de Escrita Criativa, o que se aprende é o prazer de escrever.

Em 1967, Gilberto Gil ficou com o segundo lugar no Festival de Música Popular Brasileira, com a música "Domingo no Parque" [Saiba mais sobre essa composição, clicando no seu título], uma das obras que marcam o início do Tropicalismo. Quarenta e seis anos depois, esta foi a música escolhida pela estudante do segundo ano do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul - CETEC como inspiração para compor um texto ficcional. O resultado, lido pela professora Caroline de Siqueira, para os estudantes que participam da Oficina de Escrita Criativa, surpreendeu a todos. A narrativa criada pela estudante retoma a história sobre o ponto de vista do personagem José, que num relato intimista oferece a sua versão sobre a tragédia daquele domingo no parque.

Transformando ideias em textos
São exercícios assim que ocupam os finais de tarde das terças-feiras dos estudantes que participam da Oficina de Escrita Criativa, "alguns pelo segundo ano", como destaca a professora Caroline (foto à esquerda).

A proposta da Oficina é abrir um espaço, entre as inúmeras atividades que compõem a rotina escolar, para que o estudante possa desenvolver - ou aprimorar - a habilidade da escrita. A participação é facultativa e a turma têm cerca de 20 estudantes do segundo e do terceiro ano. Caroline, que também dá aulas de Literatura na escola, mostra-se entusiasmada com os resultados alcançados pelos alunos.

"No começo, é comum que o estudante apresente seus textos sob pseudônimo, mas conforme a turma vai se integrando, a timidez e o medo da crítica vão ficando para trás. Nossos encontros são sempre num ambiente descontraído - e nem por isso menos sério - onde o principal aspecto é deixar fluir as ideias e organizá-las de uma forma criativa, que surpreenda e emocione o leitor".

No mês de maio, a escola lançou a primeira exposição reunindo parte da produção dos estudantes. É da professora de Artes, Liliane Maria Viero Costa, a concepção e a curadoria da exposição que utiliza embalagens cartonadas de leite como suporte para os textos. Os alunos também colaboraram na montagem que está na Galeria de Arte da escola, bem pertinho da sala onde se realiza a Oficina.

Detalhes da exposição, composta por fragmentos das produções dos estudantes.

Gosto literário
"Os exercícios partem da observação do cotidiano do aluno. A ideia é também desenvolver a capacidade de percepção do que está à nossa volta. De um pequeno detalhe observado no caminho da escola e compartilhado no grupo pode surgir uma poesia, um conto ou uma crônica", explica a professora Caroline. Durante os encontros, além de sugerir temas, leituras e abordagens, ela trabalha com as técnicas da escrita criativa e com os principais estilos de texto, sempre com a finalidade de incutir no aluno o prazer no desenvolvimento do texto escrito.

Além de desenvolver a habilidade da escrita criativa, a Oficina também favorece a formação de leitores com um gosto literário mais apurado. Ao final do encontro da terça-feira, dia 11 de junho, um aluna contava que está interessada em ler a obra de William Shakespeare.

Fotos: Liliane Maria Viero Costa.