CETEC: estudantes do 3ºano criam espaços interativos para pensar na escolha da profissão.

O campo das engenharias e da área da Saúde estão entre as preferências dos jovens que concluem o ensino médio este ano no Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul - CETEC. Carreiras tradicionais como o Direito e a Arquitetura também disputam com a Informática e o Design o interesse dos estudantes.

Cerca de 150 estudantes do terceiro ano do CETEC participaram durante esta semana das atividades de conclusão do Espaço das Profissões 2013, um projeto multidisciplinar que visa proporcionar ao estudante a pesquisa, a reflexão e uma experiência prática sobre a área profissional na qual deseja atuar. No início do projeto, cada estudante, individualmente, fez uma pesquisa sobre o campo de atuação e o perfil do profissional da sua área de interesse. Essa etapa incluiu entrevistas com profissionais em atividade e visitas a empresas e entidades. Todas as etapas do projeto têm a supervisão dos professores da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Salas Interativas
O fechamento do projeto, iniciado no primeiro semestre, se dá com a apresentação ao público das Salas Interativas, que simulam empreendimentos e ambientes multiprofissionais, onde cada estudante representa o papel do profissional que deseja ser futuramente. Durante dois dias, colegas, pais, professores e convidados, visitaram as Salas e interagiram com os estudantes. A programação visual do evento, a cobertura fotográfica, a recepção e acolhida aos visitantes e a produção de um Vídeo Promocional apresentando a montagem das Salas também foram atividades desenvolvidas pelo grupo que tem interesse nessas áreas profissionais.

Reunidos por área de interesse, os estudantes criaram ambientes cenográficos compondo um empreendimento comercial ou social, onde cada um pudesse simular um determinado perfil profissional previamente pesquisado:
Sala de Recepção e Comunicação;
Embaixada do Brasil em Gana;
Hospital Psiquiátrico Philippe Pinel;
Atlético da Serra Futebol Clube;
Clube Comunitário Realize.

O projeto Espaço das Profissões foi iniciado em 2009 e, a cada ano, a escola acrescenta novos conceitos ao projeto. A intenção, segundo os coordenadores do Projeto, não é somente lançar as bases para uma formação profissional, mas é sobretudo valorizar a formação para a cidadania, para a responsabilidade social.

Em todos os empreendimentos houve a preocupação em introduzir os conceitos de sustentabilidade e ação social. Os visitantes puderam assim conhecer e interagir com profissionais que criaram projetos que aproveitam a água da chuva para irrigação, coletores de energia solar que alimentam sistemas de aquecimento, instalações esportivas criadas a partir de material reciclável e materiais ecologicamente corretos; práticas de gestão que valorizam o descarte correto de resíduos e o tratamento de efluentes; empreendimentos que acolhem a população do seu entorno, oferecendo-lhe a possibilidade de participar de programas sociais e educativos; entidades que valorizam o serviço voluntário e facilitam o acesso ao mercado de trabalho; e exemplos de ações voltadas para o respeito à diversidade cultural.

Fotos: estudante Ana Luiza Antunes da Silva