Docência e inclusão digital: trabalho da UCS é premiado em Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem.
Desenvolvido pelas pesquisadoras
Carla Beatris Valentini e
Claudia Bisol, o objeto de aprendizagem (OA) "Incluir" foi
premiado na 8ª Conferência Latino-americana de
Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, realizado na cidade de
Valdívia, no Chile, entre os dias 21 e 25 de outubro. Entre
quarenta competidores o trabalho da UCS,
apresentado pela professora Carla Valentini (na foto,
ao centro), ficou com a primeira colocação.
O objeto de aprendizagem é
aberto ao acesso e começou a ser desenvolvido em 2010,
no projeto Incluir: Educação, Tecnologia e Inclusão: a Contribuição de um Objeto de
Aprendizagem para Formação Docente. Vinculado
Programa de
Pós-Graduação em Educação e ao
NID Docência e Cultura Digital, o projeto tem o apoio da
FAPERGS e CNPq e Objeto de Aprendizagem foi desenvolvido
com a colaboração da
Empresa Elri.
Durante a condução dos trabalhos – as pesquisadoras
apresentaram o objeto a mais de 110 pessoas, entre
professores de ensino médio e superior, acadêmicos de
Licenciaturas e participantes de eventos científicos.
O propósito do "Objeto Incluir" é desencadear um processo de
reflexão sobre conceitos e a inserção de práticas inclusivas
no ambiente educacional.
Navegando pelo endereço virtual, os usuários são guiados por
campos que promovem uma reavaliação de práticas sociais.
Pelo portal, os internautas circulam ainda por animações,
gráficos e vídeos envolvendo quatro módulos: limites,
diversidade, docência e surdez.
Para a professora Carla, que representou o grupo de pesquisa
na 8ª Conferência Latino-americana de
Objetos e Tecnologias de Aprendizagem,
a premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na
Universidade. "Essa conquista era um grande desejo que agora
se tornou realidade. Dentre tantos objetos, de muitos países,
fomos o grande vencedor", comemorou.
A Conferência reuniu pesquisadores com o objetivo de
qualificar a educação a partir de objetos e tecnologias de
aprendizagem. Além do concurso, o evento contou
com apresentação de trabalhos científicos e oficinas.
O Projeto
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DE UM OBJETO DE
APRENDIZAGEM PARA QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES - Coordenada pela
professora Dra. Carla Beatris Valentini, com apoio financeiro
do CNPq. Pesquisadora: Dra. Claudia Bisol.
Este projeto tem como objetivo avaliar o objeto de
aprendizagem "Incluir" em seus aspectos técnicos e pedagógicos.
Este objeto de aprendizagem (OA) foi construído visando:
promover uma reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma
mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e
para a ressignificação da prática docente.
Objetos de
aprendizagem são materiais educacionais projetados e
construídos em pequenos conjuntos ou módulos,
com o objetivo de maximizar as situações de
aprendizagem onde podem ser utilizados. O OA "Incluir" está
organizado em quatro módulos (Limites, Docência, Diversidade e
Surdez), sendo que cada módulo foi estruturado em três níveis
(mobilização, provocação e informação). Esta concepção
objetiva movimentar o sistema de significação do aprendiz a
partir de recursos hipermidiáticos, construindo uma
proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem que
integra uma metodologia reflexiva e problematizadora,
de base interacionista.
Espera-se que com esta avaliação
seja possível: aprimorar o objeto de aprendizagem, verificar
se o resultado é consistente com os objetivos iniciais
(técnicos e pedagógicos), verificar a possibilidade de
estender o uso do objeto a professores do ensino médio e
consolidar o uso deste objeto enquanto recurso a ser
disponibilizado aos professores em todo país.
Foto: Acervo Pessoal, Divulgação.
|