CETEC realiza a 1ª Feira de Arte e Tecnologia para apresentar produções dos estudantes.

Aproxima-se o final de mais um ano letivo no Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul. É tempo de concluir projetos, disciplinas e estágios. É tempo de avaliar o que foi realizado e dar início ao planejamento para 2014. É também o tempo de celebrar as aprendizagens realizadas, as amizades construídas e as esperanças renovadas de um futuro que pertence à juventude - os verdadeiros protagonistas da mudança.

1ª Feira de Arte e Tecnologia
Na próxima sexta-feira, 29 de novembro, toda a escola estará envolvida com uma atividade que irá sintetizar um pouco do que foi realizado em 2013, com foco nas produções dos estudantes no campo da arte e da tecnologia. Entre as atividades programadas, destacam-se a "Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos", a "Mostra Escrita Criativa", um Sarau de Literatura e Poesia, uma Instalação Artística a ser criada coletivamente, um bazar de produtos usados - com troca de livros didáticos, um espaço gastronômico sob a coordenação dos estudantes do curso Técnico em Gastronomia, e a apresentação de bandas, esquetes teatrais e exposição de fotos aéreas sobre Caxias do Sul, de autoria de Antonio Correa.

Com o tema "Fazendo arte, inventando tecnologia", a 1ª Feira de Arte e Tecnologia do CETEC pretende dar visibilidade à criatividade dos alunos, que se manifesta de diferentes formas, seja na criação de projetos sustentáveis como trabalho de conclusão dos cursos técnicos, nos textos que integram a Mostra Escrita Criativa, nos jogos de computador criados no curso Técnico em Informática, nas apresentações de música, dança e teatro, ou nos vídeos criados no decorrer da disciplina de Língua Inglesa.

Com uma programação que se estende das 10h às 16h, a proposta é que cada estudante possa mostrar o que o inspira e motiva a criar, manifestando seus talentos, habilidades e interesses especiais, a partir das atividades que fazem parte do calendário escolar.

Convidados
A programação, aberta à participação da comunidade, inicia-se às 10h30min, retomando um tema que esteve muito presente no CETEC durante 2013: a diversidade cultural numa sociedade autossustentável. Como convidados especiais participam dois sócio-fundadores do Museu de Favela - MUF, entidade sediada no Rio de Janeiro que colaborou com a escola no desenvolvimento do tema da cultura afro-brasileira: Antônia Ferreira da Silva, biblioteconomista e líder comunitária do Pavão-Pavaozinho, e Sidnei Tartaruga, líder comunitário e coordenador do Projeto Liberdade - Morro do Cantagalo. O Museu de Favela fez parte do roteiro da viagem cultural dos estudantes do terceiro ano ao Rio de Janeiro, durante o mês de outubro.

Também participa da programação de abertura da Feira o Grupo de Capoeira Conquistadores da Liberdade, liderado por Diógenes de Oliveira Brasil, o mestre Brasil. Os dois mestres de capoeira -Sidnei Tartaruga e mestre Brasil- farão uma apresentação conjunta dessa arte corporal, símbolo da resistência dos escravos e da cultura afro-brasileira, que, em 2008, foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.