Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid-UCS
Com foco na formação de docentes e na melhoria da qualidade da educação básica, UCS inicia 2014 com
um novo projeto institucional no âmbito dos cursos de Licenciatura.
Com recursos da CAPES,
o Pibid-UCS irá dispor, em 2014 e 2015, de
aproximadamente R$ 3,57 milhões.
Leia a entrevista com a professora Daysi Lange, coordenadora institucional do Pibid-UCS.
Visite a página do Pibid-UCS, onde estão os editais de seleção dos bolsistas do Programa (acadêmicos de Licenciatura, professores supervisores e escolas parceiras), publicados em 7 de fevereiro de 2014.
Estudantes e professores de dezessete cursos/habilitações de licenciaturas da UCS iniciam 2014 com novos desafios, podendo
tornar-se protagonistas de um importante programa nacional voltado para o aperfeiçoamento e valorização de
professores da educação básica em nosso país: o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes/MEC aprovou, no final de 2013, o projeto institucional e
os recursos orçamentários que viabilizarão o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UCS. A exemplo de outras instituições de
ensino superior, públicas e comunitárias, de todo o país, a UCS, especialmente na área das licenciaturas, se mobiliza
para responder a uma demanda da sociedade que reclama pela melhoria da qualidade da educação básica (ensino fundamental e médio),
desenvolvendo projetos em parceria com as escolas públicas dos municípios da sua região de abrangência.
A participação no Pibid-UCS será viabilizada através da
concessão de bolsas Capes. A seleção dos bolsistas será feita
através de processo seletivo
regulamentado por edital, conforme os critérios da CAPES, nas seguintes modalidades de bolsa:
Iniciação à docência – Para estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400,00.
Supervisão – Para professores de escolas públicas de educação básica que atuam na supervisão dos bolsistas,
no valor de R$ 765,00.
Coordenação de área – Para professores da licenciatura que coordenam subprojetos, no valor de R$ 1.400,00.
Coordenação de área de gestão de processos educacionais – Para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do
projeto institucional, no valor de R$ 1.400,00.
Coordenação institucional – Para o professor da licenciatura que coordena o projeto institucional, no valor de R$ 1.500,00.
Além das bolsas, o Pibid-UCS terá recursos para a
realização de atividades didático-pedagógicas,
publicações, organização de eventos acadêmicos e
participação em eventos relacionados ao Programa,
conforme explicita o REGULAMENTO do Programa em nível
nacional. A Capes liberou para serem
utilizados pelo Pibid-UCS, nos dois primeiros anos, o valor
aproximado de R$ 3,57 milhões.
Interação entre Universidade e Escola.
A ideia central do Pibid-UCS, que reúne dezessete
sub-projetos, é a inserção dos acadêmicos dos cursos de
Licenciatura no cotidiano das escolas
da rede pública, com o
intuito de promover a troca de saberes e a integração entre a
educação superior e a educação básica, numa
perspectiva que privilegia ações interdisciplinares
capazes de articular a teoria e a prática necessárias à formação
dos docentes. Espera-se assim que, na interação entre
Universidade e Escola, se construam novos caminhos e estratégias
que possam contribuir para
elevar os índices de qualidade da educação básica da rede
pública brasileira.
Com início previsto para 14 de março, o Pibid-UCS reúne os
cursos de Licenciatura nas áreas da Educação Física, Biologia,
Química, Matemática, Música, Artes Plásticas e Visuais,
Filosofia, História, Letras (Espanhol, Inglês e Português),
Pedagogia, Música, e
uma área Interdisciplinar com a História e Sociologia.
Em fevereiro, a Universidade publicará os editais para a
concessão de bolsas aos participantes.
A seleção, que será realizada conforme os requisitos
estabelecidos pela Capes, ficará a cargo dos coordenadores
dos subprojetos das licenciaturas, do
coordenador institucional e da Pró-Reitoria Acadêmica,
órgão ao qual o Programa está vinculado.
O pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Kuiava, acompanha as
ações de implantação do Pibid-UCS e vê com otimismo
esta nova frente de atuação dos cursos de Licenciatura. "
Trata-se de mais uma oportunidade que a Universidade
oferece aos alunos de Licenciaturas que querem participar no
Projeto de Iniciação à Docência. Ao inserir os
licenciandos no cotidiano de escola, nós podemos de fato contribuir na qualidade da formação de professores, tendo em vista que o objetivo principal do Programa
Governamental é proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar."
A
professora Daysi Lange, da Licenciatura e do Mestrado em
História, está, desde 2012, envolvida nas
ações de elaboração e implantação do Pibid-UCS, acaba de
assumir a coordenação institucional do Programa.
Ela concedeu entrevista à equipe do site da UCS, onde destaca a
importância do Programa para a UCS e para as escolas,
esclarecendo alguns pontos do processo de implantação do
Programa na UCS. [LEIA AQUI]
(Matéria atualizada em 7 de fevereiro de 2014)
Fotos: Daniela Schiavo
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