UCS é polo regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Lançamento acontece nesta segunda-feira (10)
durante a aula de início de semestre do curso de Pedagogia.
A Universidade de Caxias do Sul, a convite da Universidade
Federal de Santa Maria, torna-se, a partir da
próxima segunda-feira, dia 10 de março, o polo regional do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),
um programa do Ministério de Educação em parceria com os
estados e os municípios para assegurar a plena alfabetização
de todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3°
ano do Ensino Fundamental.
O lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa – Polo Caxias do Sul realiza-se às 19h30min, no
UCS Teatro, na Cidade Universitária, com a abertura dos
trabalhos de formação de professores alfabetizadores da
Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.
Esse evento integra a programação da aula de início de
semestre do curso de Pedagogia. As professoras Helenise Sangoi
Antunes, coordenadora geral do Pacto Nacional na
Universidade Federal de Santa Maria e Liane Teresinha
Wendling Roos, coordenadora adjunta, palestram sobre
"Letramento e Numeramento: desafios e possibilidades".
Neste ano, o município de Caxias do Sul, por meio da
Secretaria Municipal da Educação, passa a ser Polo das
Formações do PNAIC, graças à parceria entre a UCS e a
Universidade Federal de Santa Maria,
instituição responsável pela formação continuada de
orientadores de estudos da região. Caxias do Sul irá
trabalhar com 135 orientadores de estudos de 80 municípios do
Rio Grande do Sul.
Segundo a professora Andréia Morés, coordenadora do curso de
Pedagogia e integrante da equipe de apoio do PNAIC –
Polo Caxias do Sul, "o pacto oportuniza momentos significativos
de estudo, investigação e ressignificação da prática
docente dos professores alfabetizadores, proporcionando maior
aproximação da formação acadêmica com as redes de ensino."
Pacto Nacional
Para alcançar o objetivo do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças
até os oito anos de idade ao final do 3° ano do
Ensino Fundamental, são realizadas ações que compreendem um
conjunto integrado de programas, materiais e referências
curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo
Ministério de Educação, que contribuem para a alfabetização
e o letramento, tendo como eixo principal a formação
continuada dos professores alfabetizadores.
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