Projetos do Hospital Geral são apresentados à secretária estadual da Saúde.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Grazziotin, e o diretor-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, acompanhados pela deputada Marisa Formolo, reuniram-se na tarde de segunda-feira, 24 de março, com a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, em Porto Alegre. No encontro foram analisados assuntos como a garantia de manutenção de verbas de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar e definição da data de entrega do prédio que abrigará a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul (Unacon).
Segundo o reitor Isidoro Zorzi, um dos objetivos da reunião, solicitada pela direção do Hospital e intermediada pela deputada, foi de garantir ao HG o repasse de recursos do Cofinanciamento da Assistência Hospitalar pelo Estado, destinados aos hospitais filantrópicos. O Hospital Geral já recebe essa verba desde 2012, por ser filantrópico com atendimento 100% SUS. Em 2014, o Estado prevê destinar R$ 250 milhões aos hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul. “Reiteramos à secretária a importância de que o HG continue recebendo do governo do Estado recursos como sendo hospital filantrópico”, destaca o reitor.
Outro assunto tratado no encontro foi a conclusão da construção do prédio que abrigará os serviços da Unacon. A sugestão é de que a solenidade de inauguração ocorra no dia 24 ou 25 de abril. A definição da data dependerá da agenda do governador Tarso Genro.
A conclusão do prédio da unidade de radioterapia estava prevista para maio e teve o cronograma antecipado. A Unacon abrigará serviços de quimioterapia, hematologia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Unacon compreende uma estrutura física específica para a instalação de equipamentos de alta complexidade. “Os equipamentos já estão sendo instalados e com a conclusão da obra em abril, o funcionamento da Unidade deverá iniciar em junho, pois é necessário um período para testes, calibragem e ajustes dos aparelhos”, prevê o reitor.
O prédio abrange uma área de 3.314 m², com oito consultórios para radioterapia, doze consultórios para quimioterapia, vinte cadeiras para aplicação de quimioterápicos para o paciente adulto e quatro cadeiras de aplicação de quimioterápicos para o paciente infantil. O serviço de quimioterapia será transferido do atual prédio do HG para a Unacon, imediatamente após a inauguração.
A ampliação da estrutura física do Hospital Geral, em cujas dependências também será instalado o Hospital Materno-Infantil, foi outro tema da reunião. O projeto para construção do prédio de seis andares anexo ao HG já foi aprovado pelas instâncias estaduais e municipais. Neste momento, estão sendo elaborados os projetos executivos, como estrutural, elétrico, hidrossanitário e de outras áreas específicas da obra. Após a conclusão dessa etapa é que será publicado o edital para licitação de construção do prédio.
|