CETEC: atividades artísticas, culturais e esportivas complementam o currículo escolar.

Já começaram as atividades de preparação para o CETEC Festival 2014. Tumas discutem o tema e planejam como transformá-lo num espetáculo teatral.

Os estudantes do CETEC ficam mais animados nas sextas-feiras e não é, somente, pela proximidade do final de semana, o que seria natural depois de uma semana de estudos. É que nas sextas-feiras se concentram as atividades complementares e, por causa delas, as salas de aula ganham novas cores e ritmos, transformando-se em oficinas de criatividade, onde cada um é convidado a conhecer e vivenciar as diferentes linguagens artísticas: música, teatro, desenho e pintura, dança, capoeira, esportes, empreendedorismo e escrita criativa.

Pela manhã desta sexta-feira, dia 11 de abril, na aula de música com o professor Luiz Ortiz, uma conversa com alunos do primeiro ano da turma Y1 dá a medida da importância dessas atividades para a compreensão da dimensão cultural de cada um de nós. Matheus Henrique Sirena dizia que a aula de música era "um momento de relaxamento, de distração entre as outras aulas", ao que os seu colega Matheos Turra acrescenta: "a aula de música é também uma forma de aprender, de se comunicar", mas Augusto Bandeira logo relacionou as aprendizagens e complementou: "a aula de música é também uma forma de conhecer a cultura brasileira". Apesar de estarem na escola há pouco mais de um mês, eles já conseguem perceber a importância da música como fenômeno sociocultural, que na sua diversidade de ritmos, faz parte da identidade nacional. Essa mesma diversidade de ritmos também está presente nas aulas e oficinas de dança, na dança de salão e na capoeira, sob a coordenação dos professores Giovani de Souza Monteiro e Valdecir Jorge S. Moraes (Ney).

Veja aqui o que os alunos do CETEC estão lendo, ouvindo, assistindo e jogando...

CETEC FESTIVAL
Muitas das aprendizagens vivenciadas nas atividades complementares são direcionadas para a construção do CETEC Festival, um projeto de criação teatral que envolve todos os alunos e professores da escola. Da pesquisa do tema, à definição do argumento e à sua transformação em roteiro teatral, assim como da definição e caracterização dos personagens, à criação dos cenários e figurinos, à definição da coreografia e aos cuidados com a luz e com o som, todas as etapas da construção dos espetáculos são desenvolvidas de forma cooperativa pelas turmas, num processo de trabalho que valoriza a pesquisa, a troca de ideias, a argumentação e a decisão em conjunto. Todo esse trabalho dura cerca de três meses e culmina com as apresentações ao público na semana de 14 a 18 de julho, no UCS Teatro.

Este ano, o CETEC Festival está sendo construído em torno da temática envolvendo os conceitos de "Museu, Memória, Identidade e Diversidade Cultural". As turmas já indicaram os professores que vão orientar seus projetos e o material com sugestões de referências bibliográficas já foi encaminhado pela coordenação. A hora é de aprofundar as pesquisas, definir o enredo e os personagens para, então, escrever o roteiro que vai ser encenado no palco do UCS Teatro. Enquanto as turmas pesquisam sobre o tema e começam a criar as histórias que querem contar no palco, o grupo envolvido com o espetáculo de abertura e com as esquetes que entram nos intervalos das apresentações das turmas também já se mobilizam com a orientação dos professores de Música, Dança e Teatro. Há trabalho para todos e essa é a mágica do CETEC Festival, juntar 500 alunos em torno de um mesmo objetivo: "fazer bonito no palco".

As nossas memórias

No mês de abril, iniciaram-se as atividades de preparação para o CETEC Festival. Além de saídas a campo para pesquisar sobre a memória histórica, cultural e arquitetônica da cidade, neste sábado, dia 12 de abril, os estudantes da 2ª série tiveram aula com a professora Deise Lange, do Programa de Pós-Graduação em História da UCS, e os estudantes da 3ª série receberam a museóloga Mirella de Jesus Honorato, coordenadora do Museu dos Capuchinhos de Caxias do Sul. Os encontros têm como finalidade embasar a pesquisa das turmas com relação ao tema do Festival. Também está em cartaz na escola uma exposição sobre o patrimônio cultural de Caxias do Sul, museus e bens protegidos pelo poder público (fotos acima).

Fotos: Claudia Velho.