CETEC: atividades artísticas, culturais e esportivas complementam o currículo escolar.
Já começaram as atividades de preparação para o CETEC Festival 2014. Tumas discutem o tema e planejam
como transformá-lo num espetáculo teatral.
Os estudantes do CETEC ficam mais animados nas sextas-feiras e
não é, somente, pela proximidade do final de semana, o que
seria natural depois de uma semana de estudos.
É que nas sextas-feiras se concentram as atividades
complementares e, por causa delas, as salas de aula ganham novas
cores e ritmos, transformando-se em oficinas de criatividade, onde cada um é convidado a conhecer e
vivenciar as diferentes linguagens artísticas: música, teatro,
desenho e pintura, dança, capoeira, esportes, empreendedorismo e
escrita criativa.
Pela manhã desta sexta-feira, dia 11 de abril, na aula de música
com o professor Luiz Ortiz, uma conversa com alunos do
primeiro ano da turma Y1 dá a medida da importância
dessas atividades para a compreensão da dimensão cultural de cada um de nós.
Matheus Henrique Sirena dizia que a aula de música era
"um momento de relaxamento, de distração entre
as outras aulas", ao que os seu colega Matheos Turra acrescenta:
"a aula de música é também uma forma de aprender,
de se comunicar", mas Augusto Bandeira logo relacionou as
aprendizagens e complementou: "a aula de música
é também uma forma de conhecer a cultura brasileira". Apesar
de estarem na escola há pouco mais de um mês, eles
já conseguem perceber a importância da música como fenômeno
sociocultural, que na sua diversidade de ritmos, faz parte da
identidade nacional. Essa mesma diversidade de ritmos também está
presente nas aulas e oficinas de dança, na dança de salão e na
capoeira, sob a coordenação dos professores Giovani de Souza Monteiro e
Valdecir Jorge S. Moraes (Ney).
Veja aqui o que os alunos do CETEC
estão lendo, ouvindo, assistindo e jogando...
CETEC FESTIVAL
Muitas das aprendizagens vivenciadas nas atividades
complementares são direcionadas para
a construção do CETEC Festival, um projeto de criação teatral
que envolve todos os alunos e professores da escola.
Da pesquisa do tema, à definição do argumento e à sua
transformação em roteiro teatral, assim como da
definição e caracterização dos personagens, à criação dos
cenários e figurinos, à definição da coreografia e aos
cuidados com a
luz e com o som, todas as etapas da construção dos
espetáculos são desenvolvidas de forma cooperativa pelas turmas,
num processo de trabalho que valoriza a pesquisa, a troca de
ideias, a argumentação e a decisão em conjunto. Todo esse trabalho dura cerca de três meses e
culmina com as apresentações
ao público na semana de 14 a 18 de julho, no UCS Teatro.
Este ano, o CETEC Festival está sendo construído em torno
da temática envolvendo os conceitos de "Museu, Memória,
Identidade e
Diversidade Cultural". As turmas já indicaram os
professores que vão orientar seus projetos e o material
com sugestões de referências bibliográficas já foi
encaminhado pela coordenação. A hora é de
aprofundar as pesquisas, definir o enredo e os
personagens para, então, escrever o roteiro que vai
ser encenado no palco do UCS Teatro. Enquanto as turmas
pesquisam sobre o tema e começam a criar as histórias que
querem contar no palco, o grupo envolvido com o espetáculo de
abertura e com as esquetes que entram nos intervalos das
apresentações das turmas também já se mobilizam com a
orientação dos professores de Música, Dança e Teatro.
Há
trabalho para todos e essa é a mágica do CETEC Festival,
juntar 500 alunos em
torno de um mesmo objetivo: "fazer bonito no palco".
As nossas memórias
No mês de abril, iniciaram-se as atividades de preparação
para o CETEC Festival. Além de saídas
a campo para pesquisar sobre a memória histórica, cultural e
arquitetônica da cidade,
neste sábado, dia 12 de abril, os estudantes da 2ª
série tiveram aula com a professora Deise Lange, do
Programa de
Pós-Graduação em História da UCS, e os estudantes da
3ª série receberam a museóloga Mirella de Jesus Honorato,
coordenadora do
Museu dos Capuchinhos de Caxias do Sul. Os encontros têm como finalidade embasar a pesquisa das turmas com relação
ao tema do Festival. Também está em cartaz na escola uma
exposição sobre o patrimônio
cultural de Caxias do Sul, museus e bens protegidos pelo
poder público (fotos acima).
Fotos: Claudia Velho.
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