Orquestra Sinfônica e Cia. Municipal de Dança em espetáculo cênico-musical, de 5 de 8 de junho, no UCS Teatro.

O espetáculo da quarta edição da temporada 2014 do Programa Quinta Sinfônica tem grandes diferenciais. Quarenta músicos da Orquestra e 10 bailarinos da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul irão dividir o mesmo palco de quinta-feira (5) a domingo (8), no UCS Teatro, na Cidade Universitária.


A noite de estreia do espetáculo Quadressencias contou com a participação da equipe da Reitoria da UCS e do prefeito em exercício Gustavo Toigo. A programação prossegue, no UCS Teatro até domingo, dia 8.

A realização do projeto é possível graças à soma de algumas parcerias e à criação de muitos artistas: a composição musical foi encomendada especialmente para o compositor gaúcho Daniel Wolff para a formação específica da Orquestra Sinfônica da UCS e da Cia. Municipal de Dança; a montagem coreográfica é uma idealização de Ney Moraes; os figurinos foram desenvolvidos pelos alunos do curso de Design de Moda da UCS, sob a orientação do professor Sérgio Lopes; e a concepção de iluminação é de de Israel Cabral. O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o apoio do Simecs, da Sultextil, do LionsEduC e o apoio cultural da Unimed Nordeste – RS.

Espetáculo
O tema do espetáculo cênico-musical refere-se aos quatro elementos da natureza – fogo, ar, água e terra – e foram recriados em uma composição musical de Daniel Wolff, com coreografia de Ney Moraes e regência do maestro Manfredo Schmiedt. O espetáculo será apresentado de 5 a 8 de junho, às 20h30min, no UCS Teatro.

Os ingressos custam 10 reais. Estudantes e terceira idade pagam 5 reais. Eles podem ser retirados na Livraria do Maneco (Centro e Cidade Universitária) e na Unidade de Dança no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo).

O compositor Daniel Wolff
Primeiro doutor em Violão do Brasil, é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou o curso de Mestrado em Violão, Wolff foi também professor visitante da Universidade de Arte de Berlim, Alemanha. Constantemente, é requisitado para ministrar cursos em universidades e festivais de música no Brasil e no exterior. Formado pela Escola Universitária de Música de Montevidéu, Wolff recebeu bolsas de estudo da CAPES e CNPq para fazer seus estudos de mestrado e doutorado na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.

O maestro Manfredo Schmiedt
Com mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Foi regente convidado no "High School Workshop", promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no "Concurso Jovens Regentes" promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e recebeu o "Prêmio Açorianos de Música" por sua participação como regente na peça "A História do Soldado", de Stravinsky. Foi, durante dois anos, regente-assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia e, por quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky, na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Além de suas atividades na Orquestra Sinfônica da UCS e na OSPA, foi convidado para reger várias orquestras no Brasil, Uruguai, Argentina, Sérvia e Estados Unidos. Atualmente, é o regente-titular e diretor-artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e regente do Coro Sinfônico da OSPA.

A Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
A Cia. Municipal de Dança surgiu através do Poder Legislativo e está vinculada à Secretaria Municipal da Cultura. É sua finalidade resgatar e cultivar, através da dança, as manifestações artístico-culturais como forma de expressão, desenvolvendo e divulgando a cultura e a capacidade artística do povo caxiense. Criada em 1998, a Cia. Tem se apresentado em países como Alemanha e Peru, além de várias cidades brasileiras em importantes eventos de dança contemporânea. No ano de 2002, a Cia. Municipal de Dança recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – Melhores de 2002 na categoria "Estímulo" e, em 2004, o Troféu Gaúcho de Cultura na categoria "Dança", uma distinção conferida pela Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.

O coreógrafo Ney Moraes
Bailarino, professor e coreógrafo, Ney Moraes integrou, de 1988 a 1990, o Grupo de Danças Raízes de Caxias do Sul. De 1990 até 1996 integrou o elenco do Ballet Ecuatoriano de Cámara. É um dos fundadores da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Foi idealizador e criador, juntamente com Sigrid Nora, da Escola Preparatória de Dança (EPD), onde além de professor de dança contemporânea e improvisação, desenvolveu trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de consciência corporal como também criou várias obras do repertório da EPD. Participou de diversas mostras de dança no Brasil como o Rumos Dança do Itaú Cultural, o Panorama Rio-Arte, o FID (Fórum Internacional de Dança), a Mostra de Dança Contemporânea do Festival de Joinville entre outros. Atualmente é professor da disciplina de Dança no Centro Tecnológico da UCS – CETEC, professor e coreógrafo da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul.

Fotos: Claudia Velho