Universidade da Terceira Idade: nova gestão busca sua qualificação e regionalização.
"Queremos qualificar a Universidade da
Terceira Idade e regionalizá-la".
O novo coordenador da UNTI, professor Delcio Antônio Agliardi,
fala sobre suas ideias sobre a Pedagogia Social, sobre o
papel de educador e sobre como planeja implantar
uma gestão inovadora na Universidade da Terceira Idade.
Não é exagero afirmar que a educação é o seu projeto
de vida e todos que com ele convivem destacam sua
calma no falar e seu jeito brincalhão que é também um
jeito bem próprio de agregar as pessoas à sua volta. Estudioso,
sempre conciliou trabalho e estudo, atividades que se
confundem no dia a dia corrido. Gosta de poesia e arrisca em
verso e prosa, no entanto, seu tempo tem sido
totalmente dedicado à Universidade, onde se divide em
múltiplos papéis: professor,
aluno, pesquisador, orientador e gestor.
Ele estudou filosofia na UCS (1989) e atualmente faz
doutorado em Letras, onde estuda a política de formação de
leitores na educação básica contemporânea e a competência
leitora de pessoas jovens e adultas. Da graduação ao
doutorado, o professor Delcio percorreu uma trajetória
profissional e acadêmica com um viés
marcadamente social. Com mestrado em Educação pela UFRGS, onde pesquisou as histórias de
vida de adolescentes com privação da liberdade (2007) e uma
especialização
em Direito, com ênfase em infância e juventude, ele integra o corpo
docente do Centro
de Filosofia e Educação, é pesquisador do Observatório da
Educação da UCS, coordena uma
especialização em Pedagogia Social e participa do
Projeto "Ler e escrever o mundo: a educação de jovens e adultos
no contexto da educação contemporânea", realizado a partir
de convênio firmado entre a UCS e o Ministério da Educação, em
parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do
Sul e as secretarias de Educação da Associação dos
Municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS.
Recentemente, assumiu três novos desafios : a coordenação pedagógica do
Programa Regional de Ação Conjunta entre a UCS e os
municípios da sua região de abrangência (PRAC) e do programa
extensionista na área de ensino de
LIBRAS, e a coordenação geral do Programa da Universidade da
Terceira Idade.
Conheça a Universidade da Terceira Idade.
Em entrevista à equipe do site da UCS, ele
expõe suas ideias sobre o papel do educador, seus
planos quanto aos novos desafios e já adianta algumas das
mudanças que deseja implementar.
A educação é uma missão na sua vida?
Escolhi conscientemente ser um profissional da educação
e esta escolha tem muitas repercussões pessoais e profissionais.
Implica num projeto de vida que se confunde com os próprios
percursos profissionais. Observamos que, ao longo da
história da humanidade, a formação humana e profissional
sempre estiveram presentes, de modos e maneiras diferentes.
Gosto da ideia do pensador Werner Jaeger, ou seja, que a
educação é uma função tão natural e universal da
comunidade humana,
que leva um tempo para atingir a plena consciência
daqueles que a recebem e praticam e, por isso, se
funde com a cultura de um povo.
Como você avalia o papel do educador? Que desafios a
contemporaneidade apresenta?
O papel do educador passou por muitas transformações ao
longo da história da educação. Atualmente, ele deve estar
atento às grandes mudanças que a sociedade, globalizada e
mundializada, vive. Torna-se necessário compreender que,
de acordo
com a legislação federal brasileira, a educação
abrange todos os processos formativos que se desenvolvem na
vida familiar,
na convivência, no trabalho, nas instituições e movimentos
sociais, nas organizações da sociedade e nas manifestações
culturais.
Por isso, é preciso valorizar os saberes escolares,
sem perder de vista os demais saberes construídos
historicamente. Todas as sociedades foram capazes de
construir conhecimentos para dar conta da vida e com a sociedade
contemporânea não será diferente.
Você é um defensor da cultura da paz e tem atuação
em temas importantes como educação de jovens e adultos e
direitos das crianças e dos adolescentes, sendo também um
entusiasta da
Pedagogia Social. Explique-nos o que significa ser um
pedagogo social?
Historicamente a Pedagogia Social sempre existiu.
O que há de novo são as construções teórico-metodológicas
no âmbito da
observação, análise e interpretação no interior dos processos
educativos e formativos das pessoas. Isto significa que a
Pedagogia Social,
como ciência geral da educação, fundamenta a ação
educativa orientada especialmente para a educação social e
para o bem-estar social
integral das pessoas, grupos sociais ou comunidades,
numa perspectiva de educação permanente e ao longo da vida.
A coordenação do programa da Universidade da
Terceira Idade é seu mais recente desafio. Que inovações você
pretende introduzir nessa área?
O trabalho de coordenação pedagógica do Programa Regional
de Ação Conjunta Universidade Municípios (PRAC), do Programa de
Libras e a Universidade da Terceira Idade, que assumi no
início de 2014, é que indicou este caminho. Penso que as
diretrizes, objetivos e metas do Plano de Gestão serão
os instrumentos
que orientarão os percursos para a UNTI. Neste caso, a
inovação será um processo e não um resultado em si. Temos
um projeto pedagógico muito
consistente e que dialoga, nacional e internacionalmente,
com os fundamentos e as concepções modernas de educação
permanente e ao longo da vida. Queremos qualificar a UNTI
e regionalizá-la, para estarmos mais presentes
nos municípios e comunidades abrangidas pela UCS. No entanto, isso só será possível se
priorizarmos a valorização de todos os que fazem parte desse programa: alunos,
professores e equipe de gestão.
Quantos alunos estão matriculados na UNTI e qual é o
perfil médio do nosso aluno?
São quase mil alunos matriculados em mais de
50 atividades nas áreas de saúde, movimento e lazer;
atualização e aquisição de novos
conhecimentos; línguas estrangeiras e arte e cultura.
O perfil dos nossos alunos, adultos ou idosos, é marcado
pela heterogeneidade,
isto é, as idades variam de 50 a 90 anos, são homens e
mulheres de diversos níveis de escolaridade, do
ensino fundamental ao ensino superior,
moradores de inúmeras comunidades, porém,
com interesses comuns: atualizar e desenvolver
conhecimentos numa sociedade em mudança.
O crescimento da população idosa demanda novas
ofertas de atividades a esse público. A Universidade de
Caxias do Sul está preparada para atendê-lo?
Com certeza. Temos um grupo de professores
atualizado e competente nas áreas de conhecimento
em que atuamos. A infraestrutura da UCS é
totalmente favorável ao ensino, à pesquisa e à extensão de
forma articulada e o projeto pedagógico, elaborado ainda
em 2005, nos dá o suporte
necessário para a mediação entre os saberes
experienciais dos nossos alunos e os saberes
historicamente sistematizados.
Como está sendo feita a formação continuada dos
professores que atuam na Universidade da Terceira Idade?
A formação continuada de nossos professores está sendo feita através do programa de formação de professores da UCS, reuniões formativas e
com ênfase na Pedagogia Social. É um trabalho marcado
pela fundamentação teórica, o que possibilita a
revisão e atualização das práticas pedagógicas.
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Nas fotos de Claudia Velho, o professor Delcio
com os alunos da Universidade da Terceira Idade.
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