INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Pibid-UCS: acadêmicos desenvolvem, desde março, atividades nas escolas públicas da região.
Descobrir o que a escola tem e potencializar a relação de ensino-aprendizagem
através da troca de experiências e saberes entre os acadêmicos e professores
dos cursos de Licenciaturas da Universidade e os professores que atuam nas escolas
de ensino fundamental da região de abrangência da UCS. Essa é a finalidade do
Programa Institucional de Iniciação à Docência da UCS (Pibid-UCS), lançado
no início deste ano pela UCS com o apoio da CAPES.
Ao todo, cerca de 140 acadêmicos, de 16 cursos de
Licenciatura - das unidades
universitárias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria -
desenvolvem atividades em 27 escolas, entre municipais e
estaduais, que participam
do Programa, uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de
professores para a Educação Básica.
Com o Pibid-UCS, a Universidade se mobiliza para responder a uma demanda da
sociedade que reclama pela melhoria da qualidade da educação básica (ensino
fundamental e médio), desenvolvendo projetos em parceria com as escolas participantes.
O Programa conta com recursos orçamentários da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que aprovou, em 2013, o projeto institucional
da Universidade para a viabilização de bolsas.
De acordo com a professora Daysi Lange, coordenadora Institucional do Pibid-UCS, a
Capes está investindo na aproximação da Universidade com a escola pública e na formação
de professores. "Até o início das atividades do Programa, os alunos dos cursos de
Licenciatura viam a escola apenas como um espaço para a realização do estágio curricular.
Hoje, eles estão diretamente nas escolas, conhecem os problemas internos e os da
comunidade do seu entorno", destaca. Ela também
explica que os acadêmicos destinam
dois turnos por semana para atuar nas escolas públicas
inseridas no projeto. "Um turno
para planejamento de atividades e outro para atuação
direta na escola."
O desenvolvimento do Pibid-UCS conta com o atuação de 17 docentes da Universidade e 23
professores das escolas públicas participantes. Os profissionais atuam juntamente com os
acadêmicos na construção de rotinas que auxiliem no ensino-aprendizagem dos alunos e também
na resolução de problemas do entorno social da escola.
No período de férias, os acadêmicos e professores
participaram de oficinas de preparação
para criação dos blogs do Programa,
atendendo a uma proposta da CAPES.
PIBID FILOSOFIA
Relato do professor Vanderlei Carbonara sobre as
primeiras atividades do Projeto.
O curso de Licenciatura em Filosofia
participa do PIBID com o projeto voltado à formação ética.
O projeto é desenvolvido na Escola Estadual São Caetano,
de Caxias do Sul - com sete turmas de ensino médio - e a
participação dos acadêmicos: Cecília Duranti, Fernando
Lopes, Lucas dos Santos, Matheus Zaro, Márcia Andreolla,
Patrícia Rodrigues, Ricardo Endrizzi, Rodrigo Souza da Silva e
Viviana Furlan. O trabalho é acompanhado pelos
professores Tenisa Boeira, supervisora do projeto na
escola, e
Vanderlei Carbonara, coordenador. Intercalando momentos de
estudo, de planejamento e de atividades
desenvolvidas diretamente aos estudantes do Ensino Médio,
destacam-se as oficinas com temáticas da Ética
que foram e seguem sendo trabalhadas.
O primeiro momento de trabalho direto com os estudantes da escola foi nos dias 30 e 31 de maio,
quando todas as turmas passaram por um circuito de quatro oficinas. Nas oficinas diferentes atividades complementavam-se
com a finalidade de proporcionar reflexões éticas sobre si e sobre a vida em sociedade, tendo como ênfase a ideia de que
precisamos construir critérios que orientem nossas tomadas de decisão. Uma das oficinas desenvolveu-se no formato de uma "gincana filosófica",
com estudantes percorrendo diversos espaços da escola em busca de pistas que os conduzissem ao tesouro final: a descoberta do eu e o convite à
reflexão sobre o cuidado de si. Outras duas oficinas oportunizaram, a partir de referenciais próprios dos jovens, desafios às tomadas de decisão:
numa delas os estudantes trabalharam com o game The Walking Dead, tendo de decidir frente a uma situação limite na qual os personagens
do jogo encontravam-se; e na outra analisaram o conflito entre Batman e a Mulher Maravilha a partir de diferentes concepções sobre
justiça (ver descrição que segue abaixo). Na quarta oficina os jovens foram convidados a simularem a venda de produtos sabidamente inúteis à
vida em esquetes teatrais bastante divertidas e, a partir daí, seguiu-se o debate ético sobre as possíveis relações entre o que somos e aquilo
que temos (ser e ter).
Ao final das oficinas, os estudantes registraram suas
conclusões sobre os desafios que os provocaram a pensar.
A partir desses textos os bolsistas do PIBID puderam analisar
a produção escrita e, ao devolvê-los comentados aos estudantes
na escola, estabelecer uma continuidade da reflexão
iniciada nas primeiras horas de intensos e divertidos
momentos de reflexão filosófica. Após esse ciclo de oficinas
seguem sendo desenvolvidas outras atividades com cada turma do
Ensino Médio em continuidade aos temas já iniciados.
O desabrochar do poder filosófico constituindo aos novos e
necessários heróis da sociedade - Na visão dos acadêmicos
Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan.
Viemos noticiar com empolgação e surpresa o
encontro entre os nossos jovens estudantes com seu
verdadeiro poder diante da presença norteadora de
grandes personalidades heroicas dos quadrinhos que
desembarcaram na Escola São Caetano, nos dias 30 e 31 de
maio de 2014.
Eram 122 guerreiros provocados a
vivenciar filosoficamente quatro momentos distintos, num
rodízio para derrubar qualquer possível "comodismo" de
pensamento. Com a difícil tarefa de fazer da ética
uma arte a desabrochar espontaneamente pelos punhos
da justiça destes nossos caros colegas de vida social e
estudantil intensa, nesta oficina parte
integrante do circuito filosófico, convidamos a
todos a entrar num mundo de fantasia, mas com os pés
bem firmes no chão. Cinquenta minutos se
mostraram poucos para compartilhar da constituição e
relatos de algumas vivências pessoais de
três memoráveis ícones dos quadrinhos: Batman,
com seu amor incondicional à vida; Superman,
com senso de justiça e coração humano e, fechando a tríade;
a Mulher-Maravilha com toda sua índole de amazona.
Dentro da
sala naquelas duas manhãs, os mitos heroicos ganharam
vida pelo conjunto de vozes clamando pela
tentativa de constituição reflexiva de uma
justiça quando em alcance de nossas mãos. Num jogo de direitos e
responsabilidades levantados timidamente
com auxílio dos heróis apresentados, fez-se um
debate aberto frente ao uso e consciência de
nosso poder enquanto cidadãos. Participantes da
formação dinâmica da realidade e do que é o
justo entre indivíduos, nos vemos colocados numa
sala como no mundo, repletos de convicções diversas,
mas com uma ânsia comum em encontrar respostas e novas
perguntas a sua própria postura e a do outro, além de
visar o impacto do "meu eu" entre um grupo maior.
Estamos orgulhosos do posicionamento de defesa e
críticas às posturas de nossa tríade heroica e
esperamos que a cada novo encontro, estes jovens talentos
tanto da escola quanto de nossa sociedade caxiense se
dispam de sua timidez e de suas máscaras para mostrar do
que são feitos e qual alcance de sua força interior diante
das decisões da vida.
Fotos: Vanderlei Carbonara
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