INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Pibid-UCS: acadêmicos desenvolvem, desde março, atividades nas escolas públicas da região.

Descobrir o que a escola tem e potencializar a relação de ensino-aprendizagem através da troca de experiências e saberes entre os acadêmicos e professores dos cursos de Licenciaturas da Universidade e os professores que atuam nas escolas de ensino fundamental da região de abrangência da UCS. Essa é a finalidade do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UCS (Pibid-UCS), lançado no início deste ano pela UCS com o apoio da CAPES.

Ao todo, cerca de 140 acadêmicos, de 16 cursos de Licenciatura - das unidades universitárias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria - desenvolvem atividades em 27 escolas, entre municipais e estaduais, que participam do Programa, uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica.

Com o Pibid-UCS, a Universidade se mobiliza para responder a uma demanda da sociedade que reclama pela melhoria da qualidade da educação básica (ensino fundamental e médio), desenvolvendo projetos em parceria com as escolas participantes. O Programa conta com recursos orçamentários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que aprovou, em 2013, o projeto institucional da Universidade para a viabilização de bolsas.

De acordo com a professora Daysi Lange, coordenadora Institucional do Pibid-UCS, a Capes está investindo na aproximação da Universidade com a escola pública e na formação de professores. "Até o início das atividades do Programa, os alunos dos cursos de Licenciatura viam a escola apenas como um espaço para a realização do estágio curricular. Hoje, eles estão diretamente nas escolas, conhecem os problemas internos e os da comunidade do seu entorno", destaca. Ela também explica que os acadêmicos destinam dois turnos por semana para atuar nas escolas públicas inseridas no projeto. "Um turno para planejamento de atividades e outro para atuação direta na escola."

O desenvolvimento do Pibid-UCS conta com o atuação de 17 docentes da Universidade e 23 professores das escolas públicas participantes. Os profissionais atuam juntamente com os acadêmicos na construção de rotinas que auxiliem no ensino-aprendizagem dos alunos e também na resolução de problemas do entorno social da escola.

No período de férias, os acadêmicos e professores participaram de oficinas de preparação para criação dos blogs do Programa, atendendo a uma proposta da CAPES.

PIBID FILOSOFIA
Relato do professor Vanderlei Carbonara sobre as primeiras atividades do Projeto.

O curso de Licenciatura em Filosofia participa do PIBID com o projeto voltado à formação ética. O projeto é desenvolvido na Escola Estadual São Caetano, de Caxias do Sul - com sete turmas de ensino médio - e a participação dos acadêmicos: Cecília Duranti, Fernando Lopes, Lucas dos Santos, Matheus Zaro, Márcia Andreolla, Patrícia Rodrigues, Ricardo Endrizzi, Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan. O trabalho é acompanhado pelos professores Tenisa Boeira, supervisora do projeto na escola, e Vanderlei Carbonara, coordenador. Intercalando momentos de estudo, de planejamento e de atividades desenvolvidas diretamente aos estudantes do Ensino Médio, destacam-se as oficinas com temáticas da Ética que foram e seguem sendo trabalhadas.

O primeiro momento de trabalho direto com os estudantes da escola foi nos dias 30 e 31 de maio, quando todas as turmas passaram por um circuito de quatro oficinas. Nas oficinas diferentes atividades complementavam-se com a finalidade de proporcionar reflexões éticas sobre si e sobre a vida em sociedade, tendo como ênfase a ideia de que precisamos construir critérios que orientem nossas tomadas de decisão. Uma das oficinas desenvolveu-se no formato de uma "gincana filosófica", com estudantes percorrendo diversos espaços da escola em busca de pistas que os conduzissem ao tesouro final: a descoberta do eu e o convite à reflexão sobre o cuidado de si. Outras duas oficinas oportunizaram, a partir de referenciais próprios dos jovens, desafios às tomadas de decisão: numa delas os estudantes trabalharam com o game The Walking Dead, tendo de decidir frente a uma situação limite na qual os personagens do jogo encontravam-se; e na outra analisaram o conflito entre Batman e a Mulher Maravilha a partir de diferentes concepções sobre justiça (ver descrição que segue abaixo). Na quarta oficina os jovens foram convidados a simularem a venda de produtos sabidamente inúteis à vida em esquetes teatrais bastante divertidas e, a partir daí, seguiu-se o debate ético sobre as possíveis relações entre o que somos e aquilo que temos (ser e ter).

Ao final das oficinas, os estudantes registraram suas conclusões sobre os desafios que os provocaram a pensar. A partir desses textos os bolsistas do PIBID puderam analisar a produção escrita e, ao devolvê-los comentados aos estudantes na escola, estabelecer uma continuidade da reflexão iniciada nas primeiras horas de intensos e divertidos momentos de reflexão filosófica. Após esse ciclo de oficinas seguem sendo desenvolvidas outras atividades com cada turma do Ensino Médio em continuidade aos temas já iniciados.

O desabrochar do poder filosófico constituindo aos novos e necessários heróis da sociedade - Na visão dos acadêmicos Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan.

Viemos noticiar com empolgação e surpresa o encontro entre os nossos jovens estudantes com seu verdadeiro poder diante da presença norteadora de grandes personalidades heroicas dos quadrinhos que desembarcaram na Escola São Caetano, nos dias 30 e 31 de maio de 2014.

Eram 122 guerreiros provocados a vivenciar filosoficamente quatro momentos distintos, num rodízio para derrubar qualquer possível "comodismo" de pensamento. Com a difícil tarefa de fazer da ética uma arte a desabrochar espontaneamente pelos punhos da justiça destes nossos caros colegas de vida social e estudantil intensa, nesta oficina parte integrante do circuito filosófico, convidamos a todos a entrar num mundo de fantasia, mas com os pés bem firmes no chão. Cinquenta minutos se mostraram poucos para compartilhar da constituição e relatos de algumas vivências pessoais de três memoráveis ícones dos quadrinhos: Batman, com seu amor incondicional à vida; Superman, com senso de justiça e coração humano e, fechando a tríade; a Mulher-Maravilha com toda sua índole de amazona. Dentro da sala naquelas duas manhãs, os mitos heroicos ganharam vida pelo conjunto de vozes clamando pela tentativa de constituição reflexiva de uma justiça quando em alcance de nossas mãos. Num jogo de direitos e responsabilidades levantados timidamente com auxílio dos heróis apresentados, fez-se um debate aberto frente ao uso e consciência de nosso poder enquanto cidadãos. Participantes da formação dinâmica da realidade e do que é o justo entre indivíduos, nos vemos colocados numa sala como no mundo, repletos de convicções diversas, mas com uma ânsia comum em encontrar respostas e novas perguntas a sua própria postura e a do outro, além de visar o impacto do "meu eu" entre um grupo maior. Estamos orgulhosos do posicionamento de defesa e críticas às posturas de nossa tríade heroica e esperamos que a cada novo encontro, estes jovens talentos tanto da escola quanto de nossa sociedade caxiense se dispam de sua timidez e de suas máscaras para mostrar do que são feitos e qual alcance de sua força interior diante das decisões da vida.

Fotos: Vanderlei Carbonara