Dissertação de Mestrado em Educação de professor do CARVI é finalista do Prêmio SBGames 2014.
A dissertação de
Mestrado em Educação do professor
Marcelo Luis Fardo, do Centro de Ciências Exatas,
da Natureza e de Tecnologia do Campus Universitário da Região
dos Vinhedos, é uma das finalistas do Prêmio SBGames de Tese de
Doutorado e Mestrado (categoria Game Design Innovattion Award),
lançado pelo
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital -
SBGames 2014 , que se realizará na PUCRS, de 12 a 14
de novembro.
Em seu projeto de Mestrado, Marcelo deu continuidade a um
tema que já tinha atraído o seu interesse durante a realização
do Trabalho de Conclusão do Curso de
Tecnologias Digitais: os jogos menos convencionais,
projetados para extrapolarem os limites dos espaços lúdicos.
Tempos depois,
ao
conhecer o trabalho da designer de games, e doutora pela
Universidade da Califórnia, Jane McGonigal (2011), esse
interesse se ampliou e deu origem ao seu projeto de Mestrado.
"Em suas investigações, ela
argumenta que é responsabilidade dos game designers
começarem a utilizar seus
conhecimentos para auxiliar na resolução de problemas reais,
já que esses
profissionais demonstram uma eficiência ímpar na resolução
de problemas nos
mundos virtuais".
No Mestrado, concluído em 2013, ele estudou, com a orientação
da professora Carla Beatris Valentini, "A gamificação como
estratégia
pedagógica: estudo de elementos
dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem". É
esse trabalho que está entre os mais inovadores entre
um total de 736 trabalhos inscritos no evento. A premiação
ocorrerá na cerimônia de encerramento, no dia 14 de novembro,
no Centro de Eventos da PUCRS.
Os vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro,
e os demais finalistas receberão certificados de participação.
"Quando decidi ingressar no Mestrado em Educação, na linha
de pesquisa de
Linguagens e Tecnologia, comecei a intensificar
minhas buscas por temas que
ligassem os games com a educação, na intenção de realizar
um recorte de um
objeto de estudo que atendesse as demandas do programa
de pós-graduação e as
minhas como pesquisador. O objetivo já não era mais
olhar para os games com o
olhar do jogador, mas sair do interior do círculo mágico e
observar o fenômeno de
fora, com os olhos de um pesquisador que tenta
analisar de modo crítico quais são as potencialidades
que aquelas interações podem exercer nos indivíduos e como
aproveitá-las de modo significativo para a educação".
Leia a dissertação do professor Marcelo Luis Fardo
|