Universidades comunitárias debatem sistemas de avaliação e regulação, no Seminário de 20 anos do Paiung.
Integrantes da Comissão Própria de
Avaliação da UCS participaram do evento.
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Na foto, da esquerda para a direita, os participantes
da mesa de discussão que encerou o evento:
Rogério Dentello,
representante da Diretoria de Avaliação da Educação
Superior do INEP; Marion Creutzberg da PUCRS; Maria Cristina Rubiani
Aita,
coordenadora da CPA da URI e coordenadora do Paiung; Marcos
Eduardo Casa, do Setor de Avaliação Institucional da UCS; e
Charles Eduardo Muller, da CPA da UNISC.
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A regulação dos sistemas de avaliação e o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior
(Sinaes) foram o foco das reflexões e debates realizados pelo
Seminário dos 20 anos do Programa de
Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio
Grande do Sul (Paiung), realizado
pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung),
nos dias 25 e 26 de setembro, na
Univates, em Lajeado.
O evento reuniu mais de 200 representantes de 21
Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio
Grande do Sul e de Santa Catarina, entre elas, a
Universidade de Caxias do Sul, com integrantes da
Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Processos avaliativos fortes e comprometidos com a realidade
Na abertura, a coordenadora do Paiung, Maria Cristina Rubiani Aita,
destacou que o seminário marca um
momento importante do Programa que, nesses 20 anos, constituiu-se
como um fórum de discussões e
socialização de experiências sobre a avaliação institucional,
entendida como um processo permanente
de melhoria da qualidade da Educação Superior. Ainda, segundo ela,
o Programa vem promovendo
articulação entre as instituições comunitárias para que
construam processos avaliativos cada vez
mais fortes e comprometidos com sua realidade.
Avaliação atrelada à regulação
O palestrante da abertura do evento, professor Gilberto
Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior
do Conselho Nacional de Educação, abordou "O Sistema de Avaliação da
Educação Superior e a Regulação". Para ele, "é sempre interessante
vir ao Rio Grande do Sul para termos a medida do quanto as
comunitárias representam para a maturidade do Ensino Superior".
Quanto ao tema de sua palestra, Garcia enfatizou que,
no Brasil, não é possível pensar na ideia de avaliação
desvinculada da ideia de regulação. "A avaliação atrelada à
regulação deveria dar resposta ao fenômeno da expansão do
Ensino Superior", afirmou, acrescentando que o que vemos hoje
são consultorias que ensinam as instituições a se adaptarem ao
processo, criando estratégias para lançamento de dados e
buscando brechas na regulação para forjar resultados.
"É um grande jogo", ressaltou, reforçando que uma das
causas desse cenário foi o ingresso da educação superior no
capital aberto. "Criaram-se mecanismos de valor de mercado", disse
Garcia.
No RS, 60% dos alunos da educação superior estão nas comunitárias
O presidente do Comung e reitor da Univates, professor Ney
José Lazzari, enfatizou que "o Paiung é uma iniciativa nossa,
gaúcha; um espaço no qual podemos discutir, pensar e
comparar nossas formas de avaliação". Apresentando dados do
último censo do Ensino Superior, Lazzari ressaltou a
representatividade das IES comunitárias no país e, mais ainda, no
Rio Grande do Sul, onde contam com 60% dos alunos da Educação
Superior. Ele também reforçou a qualidade do ensino
oferecido nessas instituições, conforme dados de
avaliações realizadas pelo MEC. "Se pegarmos o indicador de
qualidade IGC do conjunto de 195 universidades,
tirando as públicas, entre as 20 melhores, 12
fazem parte da Associação Brasileira das Universidades
Comunitária (Abruc) e nove são do Comung", observou. Lazzari
acrescentou que muito se conseguiu avançar nos últimos anos,
citando como exemplos o Financiamento Estudantil do Governo
Federal (Fies), o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (Pibid), a Lei das Comunitárias e o
Fies para pós-graduação.
Livro
Durante o evento
foi lançado o livro "Avaliação Institucional em IES Comunitárias",
publicado pela editora da PUCRS com apoio do Comung,
que reúne artigos e relatos de experiências de diferentes
instituições. Os objetivos da obra, apresentada pela professora
Marion Creutzberg (PUCRS), visam contribuir com a consolidação
dos processos avaliativos e do Sinaes e compartilhar com todas as
IES o trabalho que vem sendo realizado nessa área.
Trabalhos
No dia 26 de setembro pela manhã, os representantes das
instituições apresentaram trabalhos com os resultados de
pesquisas desenvolvidas na área de avaliação de cada Instituição.
À tarde, Rogério Dentello, integrante do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, falou
sobre o tema: 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior (Sinaes): avanços e perspectivas.
Foto: Tuane Eggers
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