Universidades comunitárias debatem sistemas de avaliação e regulação, no Seminário de 20 anos do Paiung.

Integrantes da Comissão Própria de Avaliação da UCS participaram do evento.

Na foto, da esquerda para a direita, os participantes da mesa de discussão que encerou o evento: Rogério Dentello, representante da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP; Marion Creutzberg da PUCRS; Maria Cristina Rubiani Aita, coordenadora da CPA da URI e coordenadora do Paiung; Marcos Eduardo Casa, do Setor de Avaliação Institucional da UCS; e Charles Eduardo Muller, da CPA da UNISC.

A regulação dos sistemas de avaliação e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foram o foco das reflexões e debates realizados pelo Seminário dos 20 anos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Paiung), realizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nos dias 25 e 26 de setembro, na Univates, em Lajeado.

O evento reuniu mais de 200 representantes de 21 Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre elas, a Universidade de Caxias do Sul, com integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Processos avaliativos fortes e comprometidos com a realidade
Na abertura, a coordenadora do Paiung, Maria Cristina Rubiani Aita, destacou que o seminário marca um momento importante do Programa que, nesses 20 anos, constituiu-se como um fórum de discussões e socialização de experiências sobre a avaliação institucional, entendida como um processo permanente de melhoria da qualidade da Educação Superior. Ainda, segundo ela, o Programa vem promovendo articulação entre as instituições comunitárias para que construam processos avaliativos cada vez mais fortes e comprometidos com sua realidade.

Avaliação atrelada à regulação
O palestrante da abertura do evento, professor Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, abordou "O Sistema de Avaliação da Educação Superior e a Regulação". Para ele, "é sempre interessante vir ao Rio Grande do Sul para termos a medida do quanto as comunitárias representam para a maturidade do Ensino Superior". Quanto ao tema de sua palestra, Garcia enfatizou que, no Brasil, não é possível pensar na ideia de avaliação desvinculada da ideia de regulação. "A avaliação atrelada à regulação deveria dar resposta ao fenômeno da expansão do Ensino Superior", afirmou, acrescentando que o que vemos hoje são consultorias que ensinam as instituições a se adaptarem ao processo, criando estratégias para lançamento de dados e buscando brechas na regulação para forjar resultados. "É um grande jogo", ressaltou, reforçando que uma das causas desse cenário foi o ingresso da educação superior no capital aberto. "Criaram-se mecanismos de valor de mercado", disse Garcia.

No RS, 60% dos alunos da educação superior estão nas comunitárias
O presidente do Comung e reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, enfatizou que "o Paiung é uma iniciativa nossa, gaúcha; um espaço no qual podemos discutir, pensar e comparar nossas formas de avaliação". Apresentando dados do último censo do Ensino Superior, Lazzari ressaltou a representatividade das IES comunitárias no país e, mais ainda, no Rio Grande do Sul, onde contam com 60% dos alunos da Educação Superior. Ele também reforçou a qualidade do ensino oferecido nessas instituições, conforme dados de avaliações realizadas pelo MEC. "Se pegarmos o indicador de qualidade IGC do conjunto de 195 universidades, tirando as públicas, entre as 20 melhores, 12 fazem parte da Associação Brasileira das Universidades Comunitária (Abruc) e nove são do Comung", observou. Lazzari acrescentou que muito se conseguiu avançar nos últimos anos, citando como exemplos o Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a Lei das Comunitárias e o Fies para pós-graduação.

Livro
Durante o evento foi lançado o livro "Avaliação Institucional em IES Comunitárias", publicado pela editora da PUCRS com apoio do Comung, que reúne artigos e relatos de experiências de diferentes instituições. Os objetivos da obra, apresentada pela professora Marion Creutzberg (PUCRS), visam contribuir com a consolidação dos processos avaliativos e do Sinaes e compartilhar com todas as IES o trabalho que vem sendo realizado nessa área.

Trabalhos
No dia 26 de setembro pela manhã, os representantes das instituições apresentaram trabalhos com os resultados de pesquisas desenvolvidas na área de avaliação de cada Instituição. À tarde, Rogério Dentello, integrante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, falou sobre o tema: 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): avanços e perspectivas.

Foto: Tuane Eggers