"O uso do artigo neutro lo por aprendizes de espanhol" é o tema de primeira tese defendida no Doutorado em Letras
O professor de Língua Espanhola, Kleber Eckert, 35 anos, do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) -
Campus de Bento Gonçalves, foi o primeiro doutorando a
defender a tese no Programa de Doutorado em Letras –
Associação Ampla UCS/UniRitter, que teve início na UCS em 2011.
“O uso do artigo neutro 'lo' por aprendizes de espanhol como
língua estrangeira: uma questão de língua e leitura” é o
título de sua tese, orientada pela professora Dra.
Vitalina Maria Frosi. Professor de Espanhol desde 2003, Kleber
percebia a dificuldade dos estudantes em relação ao uso
do artigo neutro "lo", independentemente do nível em que os
estudantes estavam. "A questão central da pesquisa surgiu a
partir da necessidade de compreender melhor o uso do
artigo neutro, uma vez que não localizei estudos que
abordassem especificamente o tema em questão", explica.
Seu ingresso no Doutorado aconteceu em 2012. Na UCS,
Kleber também realizou o Mestrado em Letras, Cultura e
Regionalidade, mas com um tema totalmente diferente de
seu Doutorado. Orientado pelo professor Dr. Rafael José dos Santos,
Kleber estudou a representação da região do Vale do
Taquari (RS) num conjunto de textos chamados de
leituras nativas da região. Ao ser questionado sobre a
conclusão do Doutorado em dois anos, ele enfatizou a "a orientação
precisa e impecável da professora Vitalina Maria Frosi e o
fato de que, quando inicio alguma atividade, me dedico com
todas as forças para que ela seja realizada. Além disso,
o tema escolhido
para estudar é, na minha opinião, apaixonante!”
Concluído o Doutorado, Kleber Eckert pretende agora
implementar um projeto de pesquisa no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia, "que avance em relação ao estudo
do artigo neutro, principalmente no que se refere aos materiais
didáticos e aos métodos de ensino. Também pretendo colaborar
nas pesquisas sobre Onomástica (toponímia e antroponímia),
coordenadas pela professora Vitalina Maria Frosi".
Quanto ao Doutorado realizado na UCS, Kleber afirma ser
sido uma "oportunidade única de reflexão sobre leitura e,
para mim, sobre a importância da leitura no ensino de Línguas
Estrangeiras".
Resumo da Tese
"O tema da tese é o estudo do uso do artigo neutro ‘lo’ por
aprendizes universitários de espanhol como língua estrangeira,
abordado em duas perspectivas de análise: como estrutura
gramatical e como objeto léxico-semântico de leitura.
Como objetivo geral, a pesquisa propôs-se a analisar, descrever e
explicar o uso do artigo neutro no texto escrito e na leitura,
levando em conta a compreensão que os estudantes universitários
dele possuem. No desenvolvimento do tema, o quadro teórico que
sustenta a investigação inicia com a discussão de conceitos
como aquisição e aprendizagem, bem como os de língua materna e
língua estrangeira, com suas variantes terminológicas, e passa
por alguns conceitos de leitura em L1 e L2, considerados
relevantes. Aborda-se, com a abrangência necessária, a
Linguística Contrastiva em seus três modelos teórico-práticos,
quais sejam, a Análise Contrastiva, a Análise de Erros e a
Análise de Interlíngua. Confrontam-se estruturas linguísticas,
identificam-se equivalências e contrastes, e analisam-se processos
que levam à produção de erros e acertos, os quais podem ser
compreendidos como uma marca interlinguística dos aprendizes.
Quanto ao método, utilizou-se a análise descritiva que, além
de examinar e descrever conceitos importantes, procura
explicá-los, compara teorias, descreve e analisa dados
levantados por meio de instrumentos de pesquisa.
Assim, após analisarem-se os dados, chegou-se a algumas
conclusões:
- a maioria dos erros produzidos com o uso dos artigos ocorreu em relação ao neutro, seja utilizando-o em situações nas quais deveria ter sido usada a forma masculina, seja empregando o masculino quando deveria ser usada a forma neutra;
- em determinadas situações, o artigo neutro ocupa o espaço do artigo masculino, motivado pelo processo de hipercorreção;
- a classe gramatical da palavra que acompanha o artigo neutro é fator determinante para que ele seja usado corretamente;
- o neutro ‘lo’, classificado como artigo pelas gramáticas da língua espanhola, comporta-se, em algumas situações, como pronome, pois pode ser substituído pelo pronome demonstrativo neutro;
- também na língua portuguesa existe um ‘o’ neutro, embora nessa língua ele seja classificado como pronome demonstrativo, e não como artigo;
- apesar do uso do artigo ‘lo’ ser tratado comumente como fenômeno gramatical, a análise empreendida nesta tese comprova que utilizá-lo corretamente depende não só do conhecimento gramatical da língua espanhola, mas também da capacidade de leitura em L2, isto é, de o aprendiz de espanhol utilizar estratégias de leitura adequadas e realizar as devidas inferências durante o processo de leitura."
Fotos: Claudia Velho
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