Docentes participam de ciclo de debates sobre políticas públicas e movimentos migratórios.
Realizado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, evento busca
discutir a situação dos novos imigrantes na cidade.
Leia na Revista UCS, de maio, matéria sobre o novo fluxo migratório em Caxias do Sul.
A situação das políticas públicas destinadas aos imigrantes
que chegam a Caxias do Sul
será analisada com diferentes enfoques a partir desta
sexta-feira, dia 14 de novembro.
Com cinco encontros previstos, o ciclo de debates "Novos Movimentos
Migratórios e Políticas
Públicas" vai abordar questões referentes à saúde, ao trabalho,
à educação, à assistência
social e à inclusão de populações de diferentes partes
do mundo que chegam à cidade. A atividade
é promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, conta com a
parceria da UCS, e terá a
participação das professoras Vania Herédia,
que coordena o curso de Sociologia, e as professoras
Luciane Todeschini Ferreira e Suzane Maria Lain Pagot,
do curso de Letras.
Na sexta-feira (14), a professora Vania Herédia abre o
Ciclo de Debates, a partir das 18h, com o
painel "Imigrantes em Terra de Imigrantes - Desafios Culturais". A
docente coordena o projeto de
pesquisa "Migrações internacionais no Sul do Brasil", que é
desenvolvido pela UCS em parceria com
a Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de
Passo Fundo.
Já no dia 28 de novembro, às 18h, os debates se voltam às
questões referentes ao ensino e à aprendizagem.
Professoras da disciplina de Estágio IV em Língua ou Literaturas de
Língua Portuguesa, Luciane Todeschini
Ferreira e Suzana Maria Lain Pagot participam do painel do painel
"Educação - Desafios e Aprendizagens no
Contexto Imigratório". As docentes estarão acompanhadas de
quatro alunas do curso de Letras que
desenvolveram ao longo do estágio atividades de ensino de
Português a senegaleses.
Os encontros são abertos ao público e ocorrem na própria
Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323,
B. Exposição). Acesse a
programação completa do evento.
Fotos: Claudia Velho
|