Consciência Negra: Lucas Caregnato, coordenador de Relações Universitárias, recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Homenagem integra as comemorações da Semana da Consciência Negra.

O coordenador da Coordenadoria de Relações Universitárias, Lucas Caregnato, é um dos homenageados pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, com a Comenda "Medalha Zumbi dos Palmares". Antônio Jorge da Cunha e Jankiel Francisco Claudio, egressos da UCS, também recebem a medalha, concedida a pessoas físicas e jurídicas que, de qualquer forma, se destacaram na: defesa dos direitos humanos e da cidadania; no combate à discriminação e ao preconceito; na defesa da promoção da vida; na defesa das garantias individuais e da dignidade humana; na defesa da transformação e da evolução das relações de trabalho e na sociedade; e na inclusão social.

A outorga da Comenda será realizada durante sessão solene alusiva à Semana da Consciência Negra, às 19h30min.

Homenageados
Lucas Caregnato nasceu em 1985. Seu engajamento social teve início na Paróquia do Cristo Operário, através do envolvimento com as Comunidades Eclesiais de Base e Conselho Comunitário. No final da década de 1990 se integrou ao Movimento Negro através da Pastoral Afro. Lucas é graduado em História pela UCS, com especialização em História Regional (UCS) e Mestrado em História pela na Universidade de Passo Fundo. Além de atuar na Coordenadoria de Relações Universitárias da UCS, Lucas é professor da rede municipal de educação de Caxias do Sul (escolas Tancredo Neves e Pe. Antônio Vieira). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e da África, atuando principalmente nos seguintes temas: negros, história do Brasil, escravidão e Angola.

Antonio Jorge da Cunha nasceu em 1963, na cidade de Piriri (Piauí). Em 1985 veio para Caxias do Sul e começa sua trajetória profissional, trabalhando em várias empresas. Em 2011, concluiu o curso de Licenciatura em História na UCS, onde cursa o Mestrado em Educação. É diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, militante em movimentos sociais e membro da União Nacional dos Negros –UNEGRO.

Jankiel Francisco Claudio, conhecido por MC Chiquinho, nasceu em Caxias do Sul em 1980. Fundou o Grupo Poetas Divilas em 1997 com seu parceiro, MC Paulista (Marcelo Santos). Chiquinho lidera as ações sociais, como eventos beneficentes e datas comemorativas em bairros pobres. Divulga a cultura hip-hop nas comunidades e escolas municipais e estaduais e atua, em parceria com a SUSEPE, com jovens no sistema carcerário. É graduado em Relações Públicas pela UCS (2010), com especialização em Gestão de Pessoas.