Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática: pesquisadora da Universidade do
Minho ministra curso sobre "Aprendizagem Baseada em
Projetos".
A pesquisadora Diana Mesquita, da Universidade do Minho, ministra, de 24 a 29 de novembro, o Curso de
Extensão em Aprendizagem Baseada em Projetos,
dentro das atividades do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática - PPGECiMa. A pesquisadora Diana Mesquita e
o professor Rui Lima, da Universidade do Minho, parceiros do
PPGECiMa, têm realizado várias atividades de capacitação em
Aprendizagem Baseada em Projetos com os professores do Centro de
Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) com vistas à
implementação dessa estratégia de aprendizagem ativa
nos cursos do Centro.
A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma estratégia pedagógica na
qual, grupos de estudantes estão ativamente envolvidos em abordar ou
resolver problemas e/ou situações reais da vida profissional.
A vantagem dessa abordagem é que eles aprendem a interagir uns
com os outros e com a comunidade em torno deles, adquirem
conhecimento e desenvolvem habilidades, atitudes e
comportamentos que lhes permitem lidar melhor em um cenário de
trabalho após a conclusão de seus estudos.
Esta capacitação dará subsídios aos alunos do PPGECiMa,
em sua maioria professores de ensino médio da rede estadual,
para trabalharem com seus estudantes dentro da proposta do
Ensino Médio Politécnico vigente nas escolas públicas do
Rio Grande do Sul. O Ensino Médio Politécnico tem por base a
articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os
eixos "Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho enquanto
princípio educativo", o que demanda uma formação interdisciplinar,
tendo como ponto de partida o conteúdo social.
Este curso está sendo organizado pelas professoras
Laurete Zanol Sauer e Valquíria Villas Boas responsáveis
pela disciplina de "Fundamentos de Aprendizagem Ativa e
Significativa" oferecida no Programa. Elas,
juntamente com as professoras Isolda Gianni de Lima e Ivete Ana
Schimtz Booth farão o trabalho de tutoria do curso.
|