Instituto de Saneamento Ambiental entrega equipamentos à escola Ítalo João Balen.
Material possibilitará a realização de aulas
práticas de
educação ambiental voltadas para a preservação dos recursos
hídricos do município.
O Instituto de Saneamento Ambiental desenvolve, desde novembro do
ano passado, atividades com a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Ítalo João Balen, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul,
com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a
necessidade de preservação dos recursos hídricos.
As ações educativas de sensibilização ambiental realizam-se
no âmbito do "Programa de monitoramento participativo da
qualidade de água na região urbana de Caxias do Sul (RS): o uso de
macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores - Proposta de
iniciação científica no Ensino Fundamental" e têm o
apoio da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs),
envolvendo alunos e professores da escola. A ideia é
disseminar informações técnico-científicas relacionadas aos
estudos ambientais que o Instituto realiza, em especial aqueles relacionados ao
monitoramento e avaliação da qualidade das águas dos rios
urbanos do município de Caxias do Sul, despertando
a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências ambientais.
Na próxima quarta-feira, dia 27 de maio, às 9 horas, na escola
Ítalo João Balen, ocorrerá a entrega dos equipamentos adquiridos
com recursos da Fapergs, os quais poderão ser utilizados no
ambiente escolar. Serão entregues notebooks e pen drives, a
serem utilizados nas atividades de pesquisa; estereomicroscópios,
para a análise de macroinvertebrados bentônicos; e
equipamentos para a medição de pH, condutividade e oxigênio
dissolvido em águas superficiais, para as análises da qualidade
das águas nas atividades de campo.
O projeto trata dos temas que
abrangem a conservação da biodiversidade, a distribuição e
utilização da água na biosfera, coleta e destino adequado de
resíduos, qualidade da água através de parâmetros físicos,
químicos e biológicos, enfatizando a bacia hidrográfica como
unidade de estudos. São realizadas oficinas, palestras e
atividades de campo com alunos do Ensino Fundamental,
iniciando-os nas atividades de pesquisa no âmbito da ecologia.
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