Coro da UCS apresenta concerto com canções italianas.
Apresentação, no dia 30, no UCS Teatro, integra os festejos dos 140 anos da imigração italiana.
A primeira montagem do Coro da UCS, após o reinício de suas atividades em agosto do ano passado sob a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, será no dia 30 de julho, próxima quinta-feira, no UCS Teatro, às 20 horas. Até então, o Coro da UCS – que tem como proposta atuar com repertório diversificado, à capela, de câmara e sinfônico – apresentou-se junto à Orquestra Sinfônica da UCS (foto).
No concerto do dia 30, o Coro da UCS irá apresentar “Le Più Belle Canzoni Italiane”, que integra os festejos dos 140 anos da imigração italiana. Trata-se de um concerto temático que tem como principal objetivo manter viva a rica manifestação cultural fazendo, através da música, uma viagem no tempo, interpretando canções italianas das mais variadas épocas, estilos e gêneros, que tanto encantaram e encantam os corações. Além da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, o concerto terá como convidados os solistas Rafael Gubert e Maicon Cassânego.
A paixão e o romantismo são elementos que sempre estiveram presentes nas composições musicais italianas, quiçá, influenciadas pela ópera. Excelentes intérpretes difundiram-na pelo tempo e pelo mundo inteiro, tornando-as grandes sucessos populares. A música italiana é uma expressão artística de imenso valor artístico e cultural, que contribuiu de forma inegável com a riqueza desta arte no mundo. Foi trazida para esta região através dos imigrantes italianos, que procuravam conservar suas raízes não só através da língua, mas também através dessa manifestação cultural.
Os ingressos custam R$ 20 (inteiro) e R$ 10 (sênior e estudante) e podem ser adquiridos na Livraria do Maneco (Rua Marechal Floriano, 879 – Centro) e na Loja Spaço Omini (Galeria Universitária).
Maestrina
Maestrina Anita Bergmann Campagnolo bacharelou-se em Piano pela Escola Superior de Belas Artes de Caxias do Sul. Por mais de 30 anos foi Educadora Musical concursada pelo Estado do RS, atuando desde a pré-escola até o 2º grau. Iniciou seus estudos de regência com o maestro Nestor Wennholz no Coral da UCS, aperfeiçoando seus estudos em encontros, painéis e seminários de Regência Coral e Técnica Vocal com professores nacionais e internacionais. Dirigiu o Coral da UCS em substituição ao maestro Nestor Wennholz, de 1972 a 1975, período em que este aperfeiçoava seus estudos na Alemanha. Organizou o Coral da Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, dirigindo-o em conjunto com a Orquestra. Dirigiu os Corais do Recreio Guarany, Santo Agostinho da Igreja Episcopal, da Randon, Armorial de Nova Prata, Municipal de Farroupilha, Municipal de Caxias do Sul e da Sociedade Esportiva e Recreativa da Feliz. Dirigiu, ainda, o Coro de Câmara Cant’Arte de Caxias do Sul, desde a sua fundação, por 32 anos, sendo que, em 2014, foi convidada para reestruturar e dirigir o Coral da UCS.
Solistas
Rafael Gubert iniciou sua carreira em 1995 como vocalista do grupo Imagem, de Caxias do Sul, sendo que, em 1998, ingressou na banda Akashic, com a qual realizou duas turnês pela Europa. Foi premiado com o Oscar della Musica 2001, em Roma, como maior revelação da música italiana em todo o mundo. Em 2002 participou da gravação do CD Gemini, do guitarrista português Paulo Barros, na Cidade do Porto, lançado pela gravadora alemã Point-Music. Desde 2003 tem parceria com a cantora Tita Sachet, realizando trabalhos acústicos, tendo produzido, em 2005, o disco Divisível por Três, em associação com o cantor Sandro Stecanella. Desde 2008 é vocalista da HardRockers, com a qual participaram junto com Orquestra Sinfônica da UCS, no projeto "Rock in Concert" e com o Coro Cant'arte, no projeto "Ricordi d'Italia". Foi solista em Concertos das Orquestras Unisinos Anchieta, Sinfônica da UCS, La Salle, Municipal de Sopros de Caxias do Sul, de Sopros de Garibaldi, de Sopros de Veranópolis e de Teutônia. É apresentador do Mississippi Delta Blues Festival, e um dos intérpretes oficiais da música tema da Festa da Uva 2014.
Maicon Cassânego iniciou seus estudos de canto com a professora Marilene Carneiro aos 17 anos. Por diversos anos participou do Coro de Câmara Cant’Arte, sob a regência da Maestrina Anita Campagnolo. Estudou canto lírico com a professora Lúcia Passos. Em 2012 ingressou no bacharelado em Canto na UFRGS. Atuou como solista no Natal Luz de Gramado de 2012 com a Orquestra Sinfônica de Gramado; como solista com a Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e com a Orquestra Sinfônica da UCS. Participou também como solista das apresentações das Vesperae Solennes de Confessore de Mozart com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do maestro Sérgio Assumpção (São Paulo).
Repertório
Dedicato a tutti quelli che rimangano sognatori
1 - Speranza: Luiz Schiavon / Nil Bernardes / Marcelo
2 - Alle Porte del Sole: Panceri / Pace / Pilat / Conti
3 - La Luna che non C’è: D. Farina / A. Maggio
4 - Se Bastasse Una Canzone: Ramazzotti / Cogliati /
5 - Il Mare Calmo Della Sera: G. Felissatti / Malise / G. Nuti
6 - Gira l’Amore: Panceri / Pace
7 - Più Bella Cosa: Ramazzotti / Cogliati / Guidetti
8 - Diavolo in Me: Zucchero
9 - Non Ti Scordar di Me: E. de Curtis / D. Furnò
10 - Va Pensiero: Verdi
11 - Miserere: Zucchero
12 - Passerà: Baldi /Bigazzi / Falagiani
13 - L’Italiano: Toto Cotugno
Foto: Claudia Velho
|