160 professores de Caxias do Sul e região participam do 4º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências e Matemática, encontro teve como
finalidade o aprimoramento
e a valorização da profissão docente.
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Na foto, da esquerda para a direita, o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Me. Paulo Fernando Périco, palestrante professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UCS, professor Dr. Carlos Alberto Costa, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, professor Dr. Francisco Catelli, coordenadora da Comissão Organizadora do 4º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, professora Dra. Isolda Gianni de Lima. |
Com a participação de 160 professores das escolas de ensino
fundamental e médio dos municípios que se encontram na região de
abrangência da UCS, foi realizado no dia 20 de julho, a
4ª edição do
Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha,
uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática (PPGECiMa/UCS) e do Projeto Engenheiro do Futuro
(ENGFUT/UCS) com o apoio da 4ª Coordenadoria
Regional de Educação (4ª CRE) e do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A programação iniciou-se com a
palestra "A valorização das perguntas dos estudantes da
educação básica em atividades investigativas na escola", ministrada
pelo professor Dr. Maurivan Güntzel Ramos, coordenador do
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática,
da PUCRS. A pesquisa em sala de aula, com base nas questões de
interesse dos estudantes, contando com a devida mediação do
professor, foi destacada como forma de promover o interesse
dos estudantes e, consequentemente, a aprendizagem.
Também houve a apresentação de pôsteres sobre experiências bem
sucedidas vivenciadas por professores e mestrandos do Programa de
Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática da UCS.
Na parte da tarde, 14 oficinas trataram de temas relacionados com as
estratégias de aprendizagem ativa, visando à aprendizagem
significativa, nas diversas áreas do conhecimento em Ciências e
Matemática.
Como fechamento das atividades, houve uma mesa de debate
sobre os temas discutidos no decorrer do dia. Segundo os
organizadores, o
ponto alto do
Simpósio foi a possibilidade de refletir e de trocar experiências,
no sentido de contribuir para novas aplicações em sala de aula. "É
importante consolidar este espaço como forma de promover a
integração Universidade–Escola" afirma a professora Isolda Gianni de Lima, coordenadora da comisão organizadora do Simpósio.
Fotos: Secretaria do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia.
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