Feira Orgânica da UCS leva comunidade ao Centro de Convivência.
Frutas, verduras, sementes, brotos, biscoitos, pães, sucos e doces provenientes da produção orgânica foram alguns dos produtos comercializados. Iniciativa será realizada semanalmente.
Antes das 12h30min, horário marcado para o início da feira de produtos orgânicos, dezenas de pessoas já aguardavam para conhecer e adquirir os produtos oferecidos no Centro de Convivência. O Reitor Evaldo Antonio Kuiava e o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, estiveram presentes na abertura da feira ecológica e aproveitaram para conversar com os feirantes, conhecer os produtos e acompanhar a movimentação dos primeiros consumidores.
A feira ecológica será realizada sempre às quintas-feiras, das 12h30min às 19h, no Centro de Convivência. Consumidores deverão levar as próprias sacolas para o transporte dos alimentos.
Os feirantes pertencem à Associação ECOCAXIAS, de Caxias do Sul, Cooperativa ECONATIVA, de Ipê, Cooperativa COOPEG e Associação Encosta da Serra, de Garibaldi, Associação Farroupilhense de Agroecologia, de Farroupilha, e Agronope, de Nova Petrópolis.
Oportunidade para popularizar a produção orgânica
Há três anos atuando no segmento orgânico, João Ivandro Dalmas, 38, que integra a cooperativa COOPEG, destaca que a feira é uma oportunidade para desfazer possíveis equívocos sobre os produtos sem agrotóxicos. "É comum as pessoas pensarem que produtos orgânicos não têm um aspecto bonito, e aqui podemos mostrar às pessoas que isso não é verdade. Sem falar que o consumidor pode conhecer quem planta o alimento, não há atravessadores”.
Há um ano e meio, Douglas Garbin, 29, deixou Caxias de Sul em busca de melhor qualidade de vida. Atualmente, o produtor reside em Ipê e, juntamente com o sócio, Marcos Mosquer, administra a plantação de hortifruti e a produção de massa de tomate. A feira ecológica da UCS é a primeira em que Douglas participa como produtor, e ele aposta na disseminação da ideia. “Nossa intenção é divulgar a produção orgânica para a comunidade”, afirma. Os sócios são ligados à cooperativa ECONATIVA.
Público busca praticidade e qualidade na alimentação
Os consumidores, que lotaram o espaço da feira, também se mostraram satisfeitos com a iniciativa. "Já costumo comprar alimentos orgânicos, mas com a feira tão perto de casa, com certeza, virei todas as quinta-feiras", destaca Simone Donato, 39, que reside perto da Universidade, no bairro Petrópolis, e aproveitou para comprar verduras e legumes.
Para quem está diariamente na UCS, a feira traz uma outra característica: praticidade. Rejane Remussi, 47, que é funcionária da Instituição, comemora o fato de poder adquirir alimentos de qualidade perto do local de trabalho. “Tentarei vir toda a semana. A feira tão perto facilita a nossa rotina.”
A professora Valdirene Camatti Sartori, coordenadora do Laboratório de Agricultura Orgânica e responsável pela realização da feira, explica que, inicialmente, a ideia surgiu para atender o grande número de visitantes que passam pela Universidade. Para contemplar também os alunos e funcionários, optou-se pela realização da atividade durante a semana. “Ainda são necessários ajustes. Vamos avaliar a resposta do público e dos produtores e, se houver oportunidade, estudar a ampliação da feira”, explica. O Laboratório de Agroecologia integra o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento da Agricultura Sustentável da Universidade.
Fotos: Claudia Velho
|