PNAIC 2015: 250 professores do ensino fundamental participam de Seminário de Formação na UCS.
Começou nesta segunda-feira (5), no Centro de Ciências Humanas e da
Educação, o Seminário de Formação de PNAIC 2015, dentro das
atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC), um programa do Ministério de Educação em parceria com os
estados e os
municípios que visa assegurar a plena alfabetização de todas as
crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do ensino
fundamental. Participam desta edição cerca de 250 professores do
ensino
fundamental que atuam em 90 municípios
do RS. Esta etapa do seminário prossegue até quarta-feira,
dia 7, mas haverá atividades ao longo dos meses de
outubro e novembro. O Seminário Final será realizado na
Universidade Federal de Santa Maria, no mês de dezembro.
Professores e gestores do Centro de Ciências Humanas e da Educação
e do Curso de Pedagogia participam da organização das atividades durante estes três primeiros dias do
Seminário. Hoje, pela manhã, houve a sessão de abertura com a
professora Dra.
Liane Teresinha Wendling Roos, coordenadora adjunta do
PNAIC/UFSM, que fez a apresentação e contextualização do
PNAIC 2015 e a professora Ms. Sandra Negrine , diretora
Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
de Caxias do Sul, que falou sobre "Pacto: Currículo que Inclui".
Desde 2014, atendendo ao convite da Universidade Federal de
Santa Maria, a UCS é um o polo regional de
formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC), abrangendo uma população de 90 municípios.
Pacto nacional
Voltado para professores da rede pública do ensino
fundamental, o PNAIC foi implantado em 2002 e prevê a
formação continuada dos professores da rede municipal e
estadual que atuam no processo de alfabetização. Para
alcançar o objetivo de assegurar a plena alfabetização de
todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do
ensino fundamental, são realizadas ações que compreendem
um conjunto integrado de programas, materiais e referências
curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo
Ministério de Educação, que contribuem para a alfabetização e o
letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos
professores alfabetizadores.
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