Acadêmicos de Engenharia preparam-se para a competição Baja SAE Brasil.

Uma equipe novata de acadêmicos dos cursos de Engenharia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos – de 12 alunos, sete participam do projeto pela primeira vez – tem se reunido nas últimas semanas, em Bento Gonçalves, para finalizar o carro que irá participar, entre 20 e 22 de novembro, da competição Baja SAE Brasil, em Gravataí (RS).

A competição reunirá mais de 400 universitários do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de Mato Grosso do Sul, na etapa preparatória para o Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira.

A equipe da UCS, denominada Bajagual, conta com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Eletrônica e Produção, orientados pelo professor Patric Janner Marques e está no desenvolvimento de seu terceiro carro. Segundo o acadêmico Caio Lucci, capitão da equipe, "nosso foco é aplicar todo o conhecimento adquirido com os dois protótipos anteriores, corrigindo falhas e fazendo as melhorias necessárias. O carro deste ano será cerca de 20 kg mais leve que o anterior. Considerando que todas as equipes usam o mesmo motor, isso é um ganho enorme na relação peso x potência. Também, através de estudos, conseguimos fazer avanços no sistema de suspensão traseira, que melhoraram a agilidade do carro em cerca de 60%".

O principal objetivo da equipe é aumentar a marca da última competição em Gravataí, quando ficaram em 11º lugar entre 23 equipes. "Acreditamos que uma posição entre os 10 primeiros neste ano é uma meta realista, pois encaramos essa competição como a primeira experiência dos novatos da equipe", enfatiza Caio. O capitão da equipe Bajagual entende que o projeto Baja é uma das melhores ferramentas que os alunos possuem para aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula, "pois um carro é uma das máquinas modernas mais complexas e, ao mesmo tempo, mais comum que temos. Os cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e Elétrica conseguem aplicar a maior parte das disciplinas diretamente no projeto. Outro fator que considero importante é que as empresas do ramo estão sempre de olho nas competições e nos alunos participantes. Há vários ex-bajeiros que hoje trabalham em empresas como Marcopolo, Randon, Agrale e GM. Eu mesmo consegui dois estágios na área automotiva quando estava fazendo o Programa Ciência Sem Fronteiras, dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, graças à minha experiência com o projeto Baja", conclui.

Competição
Os estudantes dos cursos de engenharia do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul acertam os últimos detalhes dos 24 carros off-road inscritos na competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul 2015, que será realizada na Dana Indústrias, no Distrito Industrial, em Gravataí, entre 20 e 22 de novembro. As equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade.

A programação começa no dia 20, com as apresentações orais dos projetos. No dia 21, os carros enfrentarão avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que irão testar a suspensão, a capacidade de tração, a aceleração e a dirigibilidade dos veículos. No dia 22, ocorrerá a prova mais esperada da competição: o enduro de resistência, com três horas de duração.

A Etapa Sul constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Baja
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes.

Equipe Bajagual
Integram a equipe Bajagual: Alex Filippi (responsável pelo sistema de direção); Caio Lucci (capitão e responsável pelo sistema de suspensão); Clismar Bonetti (responsável pelo sistema de transmissão); Eduardo Pauletto (responsável pelo motor); Fabiano Ramos (responsável pelo sistema de DFMA); Fabio Tacca (responsável pelos cálculos estruturais); Feliz Furlanetto (responsável pelas análises de elementos finitos); Richard Alan (responsável pelo sistema de eletrônica); Letícia Rodrigues (responsável pela gestão do projeto); Lucas Mejolaro; Vinicius Rigon; e William Copat (piloto e responsável pelo sistema de freios).

Fotos: Divulgação