UCS inaugura, nesta sexta-feira, Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Solenidade reunirá lideranças políticas e administrativas da região e do estado.
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS) inicia suas atividades nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, após o ato inaugural conduzido pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, e pelo reitor Evaldo Kuiava. Com início às 18 horas, a solenidade será realizada no Bloco 57 do Campus-Sede, no espaço onde já estão instalados os primeiros Espaços de Inovação do TecnoUCS Caxias do Sul. Além da comunidade acadêmica, foram convidados os representantes do setor empresarial e lideranças políticas e administrativas dos municípios da região e do governo do RS. O governador José Ivo Sartori já confirmou presença.
Durante o evento de inauguração, também será apresentado ao público o projeto das futuras instalações da unidade de Caxias do Sul do TecnoUCS, que ocuparão uma área próxima ao Instituto de Biotecnologia e à Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul, no Bairro Cruzeiro.
TecnoUCS
Criado com a finalidade de promover o avanço da cultura da
inovação e do empreendedorismo, o Parque de Ciência, Tecnologia
e Inovação da Universidade de Caxias do Sul atuará como elo
e articulador entre a Universidade, o setor público e o
setor empresarial, sendo responsável pelo fluxo de
conhecimento e tecnologia voltado para a geração de ideias
inovadoras, para a solução de problemas das empresas ou
para a criação de produtos ou processos com potencial de se
tornarem empreendimentos rentáveis e competitivos no mercado.
Com essa iniciativa, a Universidade de Caxias do Sul, acompanhando as tendências mundiais, propõe-se a atuar conjuntamente com os diferentes atores responsáveis pelo desenvolvimento regional, para criar uma nova matriz de produção e sustentabilidade conectada com a Ciência, com a Tecnologia e com a Inovação.
Unidades
Com três unidades localizadas nos municípios onde já estão instalados campi da Universidade, a implantação do Parque será gradativa, reunindo:
TecnoUCS Vale do Caí, com espaços de inovação nos municípios de São Sebastião do Caí e de Bom Princípio, onde também está instalado o Instituto de Materiais Cerâmicos da UCS, e a Incubadora Tecnológica Vale do Caí.
TecnoUCS Caxias do Sul, compreende espaços de inovação no Campus-Sede da Universidade e a Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul.
TecnoUCS Bento Gonçalves, compreende espaços de inovação no Campus Universitário da Região dos Vinhedos e a Incubadora Tecnológica de Bento Gonçalves, em fase de implantação.
Vocação
Em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul e tendo como base de sustentação a expertise de centenas de pesquisadores, que desde 1970, vêm construindo uma rede de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do país, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação vem confirmar e ampliar a vocação da Universidade, conforme o que já preconizavam seus idealizadores, 50 anos atrás, e anunciado no discurso de posse de Virvi Ramos, o primeiro reitor da Universidade, em 1967.
“A nossa universidade tem, como meta fundamental, uma integração perfeita com a região a que serve e em cuja finalidade foi criada, dentro da cultura e dos serviços a serem prestados à Nação e à Humanidade”.
Fotos: Claudia Velho, Daniela Schiavo e Jonas Ramos.
|