Docentes selecionados no programa do Santander Jovens Professores e Pesquisadores.
Os professores Marcelo Godinho, do Centro de Ciências Exatas e da
Tecnologia e Maria Luiza Cardinale Baptista, do Centro de
Ciências Sociais, foram contemplados com bolsas de estudo no
exterior (no valor equivalente a 5 mil euros) no
Programa Santander Jovens Professores e Pesquisadores.
As atividades serão realizadas entre dezembro e fevereiro. Marcelo
irá para a Universidad de la Republica do Uruguai, em Montevideo,
e Maria Luiza para a Universidade de Coimbra, em Portugal.
Pela primeira vez, professores da Universidade se inscreveram
no Programa Santander Jovens Professores e Pesquisadores.
Nesta edição, foram distribuídas 100 bolsas de estudo entre
professores de
47 universidades brasileiras, interessados em fazer intercâmbio
em instituições conveniados com o Santander Universidades,
na Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal,
Porto Rico e Uruguai. Os
dois professores finalistas da UCS
estavam concorrendo com mais oito professores da Instituição
que se inscreveram no Programa, criado com o objetivo de
reforçar a mobilidade e intercâmbio de
jovens professores e pesquisadores em
programas de extensão em instituições ibero-americanas.
Energias Renováveis
Marcelo Godinho explica que, na Universidad de la
Republica, irá fomentar parceria com a UCS na área de
energias renováveis. No mês passado, o CCET recebeu a
visita do professor Dr. Nestor Tancredi, daquela Instituição,
que veio falar sobre "Processos termoquímicos
para obtenção de combustíveis e adsorventes no Uruguai".
Tancredi possui grande experiência na área de energias
renováveis, sendo coordenador de diversos projetos de
pesquisa para a produção de combustíveis alternativos
(biometano/biohidrogênio), área de interesse do professor
Godinho. "O projeto que enviei ao programa de intercâmbio –
Produção de biohidrogênio a partir das conversão térmica de
biomassa – trata da produção de energia, mas através de
processos de pirólise e gaseificação. E a área de pesquisa de
Tancredi está intimamente relacionada com a minha linha de
pesquisa na UCS. O seu laboratório atua em áreas correlatas
às minhas linhas de pesquisa. O desenvolvimento do projeto
no laboratório do professor Tancredi possibilitará uma
aproximação entre as Universidades, além do meu aprimoramento
profissional em minha área de atuação”, conclui Godinho.
Usina de Saberes Luso-Brasileiros
Maria Luiza Cardinale Baptista é docente do
Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos
cursos da Comunicação. Ela foi
selecionada no programa com o a pesquisa "Amorcomtur! Usina de
Saberes Luso-Brasileiros – 'Com-versar’ viagens investigativas
interculturais, a partir do acionamento de amorosidade e
autopoiese nas rodas de conversa, como dispositivo de
afetivação para a pesquisa". Ela irá para a
Universidade de Coimbra, com o objetivo de "estreitar os
laços que vêm sendo estabelecidos entre o
grupo de pesquisa Amorcomtur! e os pesquisadores luso-brasileiros. Tem como objeto a criação de uma Usina de Saberes Luso-Brasileiros, a partir da experiência Amorcomtur!, com a realização de rodas de conversa, pautadas pelos pressupostos teóricos do grupo: amorosidade e autopoiese. No caso deste plano, seu desenvolvimento envolve a viagem para a Universidade de Coimbra, mas também estão relacionadas com a proposta, as seguintes universidades, com quem vêm sendo estabelecidas relações e tratativas, para a realização de Rodas de Conversa Amorcomtur: a Federal do Amazonas e a Federal do Rio Grande do Norte (ambas no Brasil), e Universidade do Minho, em Portugal. A proposição alinha-se à discussão de internacionalização do grupo, já com vinculação em desenvolvimento com universidades de Portugal e Espanha”.
Na UCS, as rodas de conversa são realizadas semanalmente no
Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo,
Amorosidade e Autopoiese. Segundo Maria Luiza, "as rodas de conversa são denominadas Encontros
Caóticos da Comunicação e do Turismo, o que sinaliza para um
referencial teórico transdisciplinar, alinhado com a
tendência de estudos contemporâneos que propõem a Ciência,
como resultado de processos complexos, mutantes e
multifacetados. Essas rodas de conversa vêm se consolidando
com uma prática de aprendizagem que aciona afetivações e, ao
mesmo tempo, direciona fluxos desejantes de pesquisa,
consolidando-se em produções marcadas pela alegria e o
comprometimento mútuo, em entrelaços de amorosidade e autopoiese".
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