Juntos na Diversidade: Programa busca a preservação de idiomas e dialetos no RS.
Apresentação da iniciativa ocorreu na sexta-feira, dia 26, nos pavilhões da Festa da Uva, com a presença do Governador José Ivo Sartori.
"Bon Pomerigio", "Guten Tag", "Kurã Há Han Ni", "Dzién Dobry". Ditas em talian, alemão, kaingan e polonês, respectivamente, as saudações chamaram a atenção de quem passava pelo estande do Banrisul na Festa da Uva. O "boa tarde" pronunciado em quatro idiomas abriu a cerimônia de apresentação do programa "Juntos na Diversidade", na tarde desta sexta-feira, dia 26. Com apoio do governo do Estado, o programa terá gestão da Universidade de Caxias do Sul e o aporte financeiro do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul.
Com a presença do governador José Ivo Sartori, o encontro ressaltou a importância de se preservar as línguas e dialetos, nativos ou de imigração, presentes no Rio Grande do Sul.
"O programa tem sentido ao permitir que os jovens tenham o hábito de falar as línguas de suas famílias", destacou o chefe do executivo estadual, lembrando que esse é o primeiro passo de uma caminhada que deve expandir sua atuação. Sartori citou ainda a importância de que todos se engajem na iniciativa, especialmente educadores, e destacou a necessidade de se trabalhar os idiomas e dialetos a partir de manifestações artísticas, como música, teatro e audiosivual.
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava (foto à esquerda), lembrou que linguagem é indispensável para a compreensão do mundo. Para ele, diferentes idiomas representam diferentes visões sobre a realidade e cada uma delas reforça a importância da diversidade em âmbito social.
"Enquanto Universidade, estamos felizes pela representatividade desse programa. O ensino de línguas reforça aquela que é nossa missão: contribuir com o desenvolvimento da sociedade", afirmou Kuiava, destacando que a Universidade, desde 1987, mantém um programa destinado ao ensino de idiomas.
O secretário estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva (foto à direita), considerou indispensável a aproximação entre o Estado e o mundo acadêmico. "Aqui, nessa experiência, existe um ambiente de convergência e solidariedade, que são essenciais para se fazer um trabalho em conjunto", declarou.
O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, agradeceu às entidades que dão vida ao programa, entre elas a Universidade de Caxias do Sul.
O programa
O programa "Juntos na Diversidade" busca promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingan. Num primeiro momento, a atuação será destinada às regiões Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Pela UCS, a organização ficará a cargo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), por meio da coordenação do professor Isidoro Zorzi (foto à esquerda) e do diretor do Instituto, professor Anthony Beux Tessari.
O regulamento deverá ser lançado em março e pretende convocar escolas e entidades, principalmente formadas por crianças e jovens, a inscreverem atividades que atendam ao objetivo do programa. A ideia é estimular ações especialmente de segmentos artísticos, como grupos de música, corais, grupos de teatro, entre outros.
Ao final do projeto, previsto para novembro, será atribuída uma premiação aos trabalhos que se destacarem. Ainda não foram definidos os critérios de julgamento e seleção, mas a premiação total de R$ 50 mil será repartida entre as melhores iniciativas.
O programa "Juntos na Diversidade" faz parte da Política Estadual de Apoio ao Fomento da Cultura e está alinhado aos Planos Nacional e Estadual da Cultura.
Presentes
Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Luiz Gonzaga Veras Mota, a secretária municipal da Cultura, Rúbia Frizzo, o vereador Flávio Cassina, representando a Câmara Municipal de Caxias do Sul, o presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, e as soberanas do evento, a Rainha Rafaelle Galiotto Furlan, e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso.
Fotos: Claudia Velho
|