Serviço de apoio para acadêmicos da área da Saúde será inaugurado nesta sexta-feira.
Espaço funcionará no Bloco E vai oferecer suporte pedagógico e
psicológico.
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
colocará em funcionamento, ainda no mês de março, o Serviço
de Apoio das Áreas da Saúde para os estudantes de graduação
e pós-graduação dos cursos da área da Saúde. Instalado no Bloco
E do Campus-Sede, o novo Serviço englobará as ações já
desenvolvidas pela Instituição que
objetivam fornecer auxílio a todos os seus acadêmicos na
esfera psicopedagógica.
O evento de inauguração será nesta sexta-feira, dia 11, às
19h no Salão de Atos da Reitoria, com a palestra da
psicóloga Patrícia Bellodi, que falará sobre
Programas de Mentoring/Tutoria: a experiência da Universidade
de São Paulo (USP).
O Serviço conta com um núcleo de mentores, formado por
professores do curso de Medicina, devidamente capacitados
em serviços de apoio a estudantes das áreas da saúde,
especialistas na área de Psiquiatria, Psicologia e Serviço
Social. As atividades passam pela atenção pedagógica e
psicossocial dos estudantes, por meio de atividades de
orientação pedagógica, humanização, suporte psicológico e
psiquiátrico. O estudante que procurar o Serviço poderá,
sem custos adicionais, frequentar consultas individuais ou
atividades em grupo, pelo tempo que for necessário.
A iniciativa da Universidade de monitorar e ajudar a manter a
saúde mental do estudante vem ao encontro das
novas orientações das entidades médicas. Recentemente, o
Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) da
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e do Conselho
Federal de Medicina (CFM) incluíram em suas normas a
existência de políticas e programas de apoio e suporte
psicológico aos acadêmicos, com ações de prevenção,
promoção e tratamento.
O professor Asdrubal Falavigna, coordenador do curso de
Medicina, explica que a manutenção do bem-estar psicológico
dos acadêmicos é fator determinante para a
sua formação. "O sofrimento humano presenciado, as longas
horas de estudo e estágio, a responsabilidade de
cuidar de um outro ser humano, a própria inexperiência,
o conhecimento técnico ainda em construção e a
meta inatingível de não errar são algumas das preocupações
que causam uma série de prejuízos à saúde mental dos estudantes".
O professor Dagoberto Vanoni de Godoy, diretor do CCBS, complementa que problemas como
ansiedade, as alterações de sono e a perda da qualidade
de vida são comuns a estudantes das áreas da Saúde. "Esse
trabalho de orientação e atendimento já era realizado de
forma informal. Os alunos de medicina sentem particularmente
constrangidos em demonstrar e expor fraquezas. O monitoramento
pode diminuir a ocorrência e a intensidade de fatores de
risco de variáveis que proporcionam baixo desempenho nas
disciplinas".
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