EMPREENDEDORISMO: inscrições abertas para a segunda edição do projeto StartUCS.

Iniciativa de apoio a novos negócios teve primeira edição encerrada com apresentação de empreendimentos à comunidade acadêmica e potenciais investidores.

Os coordenadores do StartUCS, professores Enor Tonolli e Elóide Pavoni, e o reitor Evaldo Kuiava reafirmam o compromisso com a formação para o empreendedorismo inovador.

A primeira edição do StartUCS, programa de incentivo à geração de negócios inovadores da Universidade de Caxias do Sul, teve na quinta, dia 14, a apresentação dos projetos desenvolvidos à comunidade acadêmica e a potenciais investidores. O pitch-day, como é chamado esse tipo de atividade, realizado na Sala Florense do Bloco M, no Campus-sede, encerrou a primeira edição do projeto, instituído no segundo semestre do ano passado.

As inscrições de empreendimentos para a segunda edição abriram hoje, dia 15, e se estendem até o dia 27 de abril, devendo ser feitas por formulário obtido na página do StartUCS.

Antes direcionado a estudantes, professores e funcionários da Universidade, o StartUCS agora também permite a participação de profissionais que já se formaram na UCS. Esta etapa terá 18 encontros de desenvolvimento de negócios, de maio a setembro e a participação é gratuita.

Dos seis projetos apresentados no pitch-day, dois foram desenvolvidos por professores e quatro por alunos de graduação e pós-graduação. De base tecnológica, as empresas propõem melhorias para setores econômicos diversos, abrangendo o ramo de alimentos, da saúde, da educação, do comércio e da construção civil

Veja todos os projetos que foram apresentados no Pitch-Day

Condições para empreender – Na abertura do evento, o reitor Evaldo Kuiava recordou o anúncio que fez, na primeira manifestação após a eleição ao cargo, do objetivo de construir uma universidade inovadora e de excelência. "No mundo todo há contribuição significativa das instituições de ensino superior para a inovação. Estamos dando nossos passos com o StartUCS e o TecnoUCS (Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançado em dezembro passado)", observou.

Os coordenadores do StartUCS e os autores dos projetos que se apresentaram no Pitch-Day.

Tomando como referência os primeiros projetos fomentados no StartUCS, Kuiava destacou o compromisso da Universidade de apoiar as iniciativas de seus acadêmicos. "O aluno, além da formação profissional de qualidade, também deve sair da UCS com potencial para montar um projeto inovador. Nossa atribuição é dar condições institucionais para alavancar os empreendimentos propostos. O sucesso de vocês é o sucesso da universidade", definiu.

Como funciona o StartUCS
O StartUCS – Transformando Ideias em Negócios é uma ação do Programa de Empreendedorismo da UCS que tem por objetivo contribuir para a inserção de negócios inovadores de base tecnológica no mercado, de forma sustentável e competitiva, ao mesmo tempo estimulando a capacidade empreendedora de estudantes, professores, funcionários e egressos da Universidade.

O trabalho é caracterizado pela pré-aceleração de empreendimentos, o que significa, no universo da Administração, o desenvolvimento do modelo de negócio. Para tanto, cada reunião tem a mentoria de um ou mais especialistas, do mercado ou da Universidade, das áreas de tecnologia, negócios, finanças, contabilidade, jurídica, da psicologia e da Incubadora Tecnológica da UCS.

Os conhecimentos são testados diretamente no mercado no decorrer das atividades do StartUCS, em pesquisas de viabilidade e nas interações com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. Somadas às trocas de experiências entre os participantes, essas ações teórico-práticas embasam a montagem do plano de negócio de cada empreendimento.

COMO PARTICIPAR
Inscrições: devem ser feitas por formulário obtido na página do Programa e entregue na sala 110 do Bloco 59 do Campus-Sede (de segunda a sexta, das 8h às 11h30mi ou das 13h30min às 18h).
Autoria: cada projeto pode ter de um a quatro integrantes, sendo vedada a participação de uma mesma pessoa em mais de um empreendimento.
Custo: a participação é gratuita para alunos, professores, funcionários e egressos da UCS.

Foto: Claudia Velho