Em setembro o camaleão da UCSTV leva nossas cores para a tela do Brasil.
Há quatro anos um inusitado camaleão, experimental, ousado e multicolorido, nascia na tela da UCSTV, a tevê educativa da Universidade de Caxias do Sul. Agora, o camaleão do programa Rede de Olhares UCSTV vai poder ser visto em todo Brasil. No dia 2 de setembro, às 23h30min, o Rede de Olhares estreia no Canal Futura, em edições semanais, com abrangência nacional e sinal acessível a 94 milhões de telespectadores brasileiros.
Com este salto, o programa âncora da UCSTV passa a ter os olhares e a audiência de 46 milhões de pessoas que assistem regularmente ao Canal Futura - sendo dois milhões de educadores - conforme pesquisa Datafolha. O mote "Nossas cores na tela do Brasil", com o camaleão estilizado por referências visuais das culturas regional e nacional, passa a expressar o novo horizonte do projeto Rede de Olhares nas programações da UCSTV e do Canal Futura.
No dia 1º de setembro, véspera da estreia nacional do Rede de Olhares - Janela Futura, representantes do Canal Futura estarão em Caxias do Sul, na UCSTV, para celebrar a inédita migração de um programa de tevê regional para a programação de um canal nacional. "A essência do programa foi mantida nesta evolução do projeto; a tensão criativa, a dinâmica coletiva e a coragem são as mesmas, especialmente o modo de expressar nossas identidades fora e além dos padrões televisivos consolidados", conta o jornalista e diretor André Costantin, que esteve na origem do projeto e agora colabora na transformação do Rede de Olhares para a nova janela do Futura.
Além de continuar sendo visto e zapeado diariamente nas tevês da região, em seus horários e sintonias já tradicionais da UCSTV, o Rede Olhares - Janela Futura terá uma edição nacional inédita às quartas-feiras no Canal Futura, de 30 minutos de duração, com reprises às quartas, domingos e segundas (ver quadro de horários).
Desde sua origem, em outubro de 2011, o Rede de Olhares é um programa aberto à diversidade de visões sobre temas provocadores, com plateia e conteúdos de vários formatos e linguagens. Nesse tempo no ar, o Rede de Olhares teve mais de 500 edições inéditas e levou 15 mil participantes ao estúdio da UCSTV - entre convidados e plateias.
O camaleão, símbolo do programa, traduz a multiplicidade de conteúdos e de identidades das equipes que compõem o Rede ao longo do tempo, e que se revezam desde a produção até a apresentação do programa. A diretora de programação da UCSTV, Adriana Antunes, destaca o trabalho de jornalismo coletivo, com o respeito à inteligência criativa de cada um.
"Somos uma equipe muito diferente entre si, mas essas diferenças ajudam nos desdobramentos dos temas, procurando sair do lugar comum, de acordo com a percepção da realidade de cada um", comenta Adriana.
Para a exibição nacional, já foram produzidos 8 episódios, com 30 minutos de duração. O título da edição de estreia é revelador da identidade camaleônica do projeto: Mudanças - do caminhão à alma. Outras edições do Rede de Olhares - Janela Futura, já gravadas, também mostram o espírito inquieto e a pegada temática do Rede de Olhares: Céu - nosso corpo celeste; Sem aplicativos - a vida como ela seria; Pátria Volante - o país do caminhão; Frio - nós, os subtropicais.
A exibição do programa em âmbito nacional é uma novidade nos 18 anos de existência da UCSTV e faz parte de um projeto de reorientação de toda a programação do canal regional. O diretor geral da UCSTV, Jacob Hoffmann, lembra que o programa surgiu com a proposta de mostrar a diversidade no seu aspecto mais amplo, com uma criação coletiva, contando com a participação de organizações, escolas públicas e particulares e da própria Universidade de Caxias do Sul. "Desde que o programa foi ao ar em outubro de 2011, ele chamou a atenção da audiência e também do Canal Futura. Foram muitas conversas e análises para chegarmos até aqui. É um momento de vibração e ao mesmo tempo de grande responsabilidade também", analisa o diretor.
O Canal Futura também celebra a estreia. Acácio Jacinto, responsável pela análise de projetos e relacionamento com as universidades do Canal Futura, afirma que é uma satisfação contar com o programa na grade nacional. "Sabemos que a UCS é muito representativa para a região pela excelência na educação e agora vamos poder mostrar um pedaço de Caxias do Sul e da região para todo o Brasil. Através da rede de TVs de universidades parceiras, podemos mostrar todos os sotaques do nosso país num grande mosaico cultural".
Rede de Olhares UCSTV (60min.)
Diariamente, ao vivo, pela UCSTV, para Caxias do Sul e toda a Serra Gaúcha.
Inéditos, de segunda a sexta, às 18h30min
Horários alternativos às 22h30min e 11h30min
Rede de Olhares Janela Futura (30min.)
Inéditos: Quarta - 23h30min
Alternativos: Quinta - 3h30min
Domingo - 18h30min
Segunda - à meia-noite
Foto: Claudia Velho
Secretaria Geral - fucs@ucs.br
Bloco A - sala 214A - Cidade Universitária - Caxias do Sul