Ementa
Considerando a importância da alfabetização, compreendida pelo conjunto de
aprendizagens necessárias à leitura e à escrita, para a construção de conhecimentos e,
portanto, para a educação como um todo, impõe-se como objetivo central deste Grupo
de Trabalho discutir as questões da leitura e da escrita a partir das pesquisas e
reflexões vinculadas à educação básica; uma vez que ainda estamos vivendo, em
nossa região, grandes dificuldades quanto às definições de rumos da leitura e da
escrita iniciais,
especialmente a partir da implantação do ensino de nove anos e da progressão continuada como modalidade avaliativa.
Tal objetivo também se justifica ao levarmos em conta o fato de que estes temas
emergem, muitas vezes, cercados de dúvidas pertinentes e até mesmo
de alguns mitos que remetem às 'dificuldades de aprendizagem', à compreensão de que a
'reprovação ajuda' e até mesmo ao 'fracasso escolar', o que tem impactado
os sistemas de ensino do estado e da região. Outro elemento importante para uma
compreensão da complexidade desse tema é a questão do debate em torno
dos métodos, assunto que tem pautado práticas e reflexões significativas entre
educadores nos últimos anos. Corroboram, ainda, para destacar o objetivo
acima apontado, o
debate em torno das críticas que a Pós-Graduação em Educação vem sofrendo
norteadas por seu alegado distanciamento em relação à educação básica, apesar
da expansão da área do stricto sensu em educação nos últimos anos.
Pensamos que estas comparações e críticas merecem reflexões mais aprofundadas
especialmente se considerarmos que são inúmeras as interfaces dos nossos Programas de
Pós-Graduação com a Educação Básica. Afinal, uma grande parte de nossos
pós-graduandos são professores nesse nível de ensino; desenvolvemos inúmeras ações e
parcerias com redes, escolas e outras instâncias educativas da sociedade;
realizamos pesquisas e intervenções em múltiplos contextos de aprendizagem.
Sabemos, por fim, que os problemas e dificuldades que enfrentamos para o
desenvolvimento das pesquisas em torno das aprendizagens da alfabetização, assim como
aqueles que dizem respeito à Educação Básica dependem de fatores diversos
que vão além de qualquer um desses dois níveis de ensino e das nossas possíveis
intervenções, e, por isso mesmo, não podemos ignorar e/ou nos furtar ao seu debate.