IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita
Coordenação - Felipe Gustsack – UNISC
Comitê Científico - Dóris Pires Bolzan – UFSM
Convidado para a Sessão Especial do GT - Adriana Dickel - UPF

Ementa
Considerando a importância da alfabetização, compreendida pelo conjunto de aprendizagens necessárias à leitura e à escrita, para a construção de conhecimentos e, portanto, para a educação como um todo, impõe-se como objetivo central deste Grupo de Trabalho discutir as questões da leitura e da escrita a partir das pesquisas e reflexões vinculadas à educação básica; uma vez que ainda estamos vivendo, em nossa região, grandes dificuldades quanto às definições de rumos da leitura e da escrita iniciais, especialmente a partir da implantação do ensino de nove anos e da progressão continuada como modalidade avaliativa.

Tal objetivo também se justifica ao levarmos em conta o fato de que estes temas emergem, muitas vezes, cercados de dúvidas pertinentes e até mesmo de alguns mitos que remetem às 'dificuldades de aprendizagem', à compreensão de que a 'reprovação ajuda' e até mesmo ao 'fracasso escolar', o que tem impactado os sistemas de ensino do estado e da região. Outro elemento importante para uma compreensão da complexidade desse tema é a questão do debate em torno dos métodos, assunto que tem pautado práticas e reflexões significativas entre educadores nos últimos anos. Corroboram, ainda, para destacar o objetivo acima apontado, o debate em torno das críticas que a Pós-Graduação em Educação vem sofrendo norteadas por seu alegado distanciamento em relação à educação básica, apesar da expansão da área do stricto sensu em educação nos últimos anos.

Pensamos que estas comparações e críticas merecem reflexões mais aprofundadas especialmente se considerarmos que são inúmeras as interfaces dos nossos Programas de Pós-Graduação com a Educação Básica. Afinal, uma grande parte de nossos pós-graduandos são professores nesse nível de ensino; desenvolvemos inúmeras ações e parcerias com redes, escolas e outras instâncias educativas da sociedade; realizamos pesquisas e intervenções em múltiplos contextos de aprendizagem. Sabemos, por fim, que os problemas e dificuldades que enfrentamos para o desenvolvimento das pesquisas em torno das aprendizagens da alfabetização, assim como aqueles que dizem respeito à Educação Básica dependem de fatores diversos que vão além de qualquer um desses dois níveis de ensino e das nossas possíveis intervenções, e, por isso mesmo, não podemos ignorar e/ou nos furtar ao seu debate.