IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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GT11 – Política de Educação Superior
Coordenação - Maria de Lourdes Almeida – UNIPLAC
Comitê Científico - Maria da Graça Nóbrega Bolmann – UNISUL
Convidado para a Sessão Especial do GT - Marília Costa Morosini - PUC/RS

Ementa
O GT Políticas de Educação Superior da ANPED-SUL 2012 tem como objetivo contribuir com a discussão em torno da temática central deste Seminário que é a interface da pós-graduação com a educação básica, cujo foco são estudos e investigações que contemplem a formação de professores da educação básica assim como a formação de pesquisadores. É um GT que vem divulgando estudos e pesquisas sobre educação superior, temática que tem sido muito debatida ultimamente em virtude das políticas de educação superior em vários países como: a política do Processo de Bolonha, a Reforma Curricular pela Universidade Harvard, o Projeto de Reforma Universitária Brasileira, as pesquisas desenvolvidas pela RIAIPE que tem como objeto estudos sobre a equidade e coesão social na Educação Superior no sentido da inclusão na Iberoamerica, as reformas dos países Latino-Americanos, dentre outras.

Os estudos e pesquisas do GT dizem respeito às questões que as universidades enfrentam atualmente. As linhas de pesquisa versam sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre administração universitária, planejamento, avaliação institucional, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, formação de professores, pedagogia universitária, projeto pedagógico e corpo discente. E, neste ano de 2012, os trabalhos vão ao encontro de discussões sobre parâmetros epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade, com acentuado interesse pela produção sobre as reformas universitárias que se processam na Europa, nas Américas e no Brasil e os impactos destas na educação básica, já que a educação superior é a responsável pela formação de professores. Há uma pré-ocupação em relação a pedagogia universitária, questões curriculares, notadamente a respeito da ênfase na formação geral do estudante e futuro educador.

No Brasil, onde os problemas universitários, em função da própria contingência de país e de sua história de educação superior recente, têm se manifestado em diferentes aspectos, torna-se premente a necessidade de estudos científicos fazendo a conexão entre políticas de educação superior e educação básica. O GT de Políticas de Educação Superior visa preencher esta lacuna com abrangência e perspectiva múltipla, dado seu caráter de organismo supra-institucional. O Grupo se constitui também num importante instrumento de integração universitária, dentro da ANPED SUL. O GT visa à promoção, coordenação e difusão de estudos e pesquisas na área de ensino superior através do esforço e cooperação de pesquisadores da região Sul. De forma geral, o GT tem contribuído no debate da educação superior com trabalhos sobre os desafios postos a ela em decorrência das novas áreas do conhecimento, da dinâmica do mundo do trabalho, da demanda de instituições e das políticas educacionais.