IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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GT14 – Sociologia da Educação
Coordenação - Lindomar Wessler Boneti – PUC/PR
Comitê Científico - Ione Ribeiro Valle – UFSC
Convidado para a Sessão Especial do GT - Lucídio Bianchetti – UFSC e Dilvo Ristoff - UFSC

Ementa
O GT Sociologia da Educação da ANPED Sul 2012 tem como objetivo contribuir com a discussão em torno da temática central deste Seminário, a interface da pós-graduação com a educação básica, focalizando, através de um olhar sociológico, estudos e investigações que contemplem a pluralidade de dimensões da formação de professores da educação básica assim como a formação de pesquisadores para atuar na investigação sobre esta temática.

A obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio brasileiro ainda se constitui numa temática carente de debate acadêmico. Serão bem-vindas, portanto, a este GT discussões sobre investigações realizadas e/ou em andamento que buscam melhor compreender as repercussões sociais desta mudança curricular, as repercussões acadêmicas e escolares e as particularidades em torno das práticas de ensino, recursos didáticos e conteúdos (não apenas no ensino médio mas também em cursos de graduação). Ainda no contexto desta temática, busca-se discutir em Sociologia da Educação a formação acadêmica do cientista social, do pesquisador e do professor de sociologia, assim como o cotidiano escolar e o uso de novas tecnologias no ensino da sociologia.

O GT 14 do Seminário da ANPED Sul 2012 centralizará atenção especial também ao campo clássico da sociologia da educação, o da institucionalização da educação, enfocando investigações e estudos teóricos sobre o papel do Estado, especialmente na contemporaneidade, as políticas educacionais (inclusive a superior) e as suas repercussões no meio social. As temáticas clássicas que continuam despertando interesse no mundo acadêmico também serão bem-vindas no GT Sociologia da Educação, tais como as questões étnicas, o multiculturalismo, as desigualdades sociais relacionadas ao campo educacional. Aliado a este debate também cabe à Sociologia da Educação investigar e discutir a presença no espaço escolar de conflitos originados no mundo social e as dificuldades encontradas pela escola no gerenciamento desta questão. Além dos temas já citados, merece atenção neste debate outra temática latente no mundo acadêmico: os novos processos sociais globais e suas implicações educacionais, os novos saberes e as suas repercussões sociais, os novos processos educativos e os desafios que se colocam em termos de conquista de uma escola justa.