Ementa
O GT Sociologia da Educação da ANPED Sul 2012 tem como objetivo contribuir com
a discussão em torno da temática central deste Seminário, a interface da
pós-graduação com a educação básica, focalizando, através de um olhar sociológico,
estudos e investigações que contemplem a pluralidade de dimensões da formação de
professores da educação básica assim como a formação de pesquisadores para atuar
na investigação sobre esta temática.
A obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio brasileiro ainda se
constitui numa temática carente de debate acadêmico. Serão bem-vindas, portanto,
a este GT discussões sobre investigações realizadas e/ou em andamento que buscam
melhor compreender as repercussões sociais desta mudança curricular,
as repercussões acadêmicas e escolares e as particularidades em torno das práticas de
ensino, recursos didáticos e conteúdos (não apenas no ensino médio mas também em
cursos de graduação). Ainda no contexto desta temática, busca-se discutir em
Sociologia da Educação a formação acadêmica do cientista social, do pesquisador e
do professor de sociologia, assim como o cotidiano escolar e o uso de novas tecnologias
no ensino da sociologia.
O GT 14 do Seminário da ANPED Sul 2012 centralizará atenção especial
também ao campo clássico da sociologia da educação, o da institucionalização da
educação, enfocando investigações e estudos teóricos sobre o papel do Estado,
especialmente na contemporaneidade, as políticas educacionais (inclusive a superior) e as
suas repercussões no meio social. As temáticas clássicas que continuam despertando
interesse no mundo acadêmico também serão bem-vindas no GT Sociologia da Educação,
tais como as questões étnicas, o multiculturalismo, as desigualdades sociais relacionadas
ao campo educacional. Aliado a este debate também cabe à Sociologia da Educação
investigar e discutir a presença no espaço escolar de conflitos originados no mundo social e
as dificuldades encontradas pela escola no gerenciamento desta questão. Além dos temas
já citados, merece atenção neste debate outra temática latente no mundo
acadêmico: os novos processos sociais globais e suas implicações educacionais, os
novos saberes e as suas repercussões sociais, os novos processos educativos e os
desafios que se colocam em termos de conquista de uma escola justa.