Ementa
Filosofia da Educação circunscreve pesquisas que tematizem aspectos
da educação, ou da formação humana num sentido geral, com o aporte de conceitos ou
categorias do campo da filosofia. Tornam-se, assim, pertinentes:
Pesquisas que tratem da educação sob o ponto de vista de seus
pressupostos antropológicos, éticos, políticos, estéticos, epistemológicos, axiológicos ou
ontológicos;
Pesquisas que situem a educação à luz de revisões teóricas
acerca do modo de constituição da vida humana, especialmente no que se refere às formas
de produção da cultura, de construção de sociabilidades e de formação de subjetividades;
Pesquisas que proponham reflexões ou revisões críticas acerca
da educação a partir das contribuições de autores específicos ou clássicos do pensamento
filosófico e pedagógico;
Pesquisas que abordem questões do universo da educação a
partir de tematizações consideradas tipicamente filosóficas, como a da racionalidade, do
conhecimento, da linguagem, das relações entre subjetividade e objetividade, dentre outras;
Pesquisas que identifiquem problemáticas tipicamente filosóficas
em temas de tratamento convencional da educação, como nos conceitos de competência,
experiência formativa, alteridade (outro), diferença, interatividade, teoria e prática da
formação, etc.