IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
Apresentação
Local do Evento - Mapa
Newsletter
Programação Geral
Grupos de Trabalho
Programação dos GT's
Eventos Paralelos
FORPRED Sul
FEPAE Sul
VII Fórum de Secretários
ANFOPE Sul
Lançamento de Livros
Trabalhos Aprovados
Apresentação de Trabalhos
Trabalho Completo
Pôster
Inscrições
Comitê Científico
Organização do Evento
Hospedagem
Anais
Edições Anteriores


 

GT17 – Filosofia da Educação
Coordenação - José Pedro Boufleur – UNIJUÍ
Comitê Científico - Ângelo Vitório Cenci – UPF
Convidado para a Sessão Especial do GT - Amarildo Luiz Trevisan – UFSM

Ementa
Filosofia da Educação circunscreve pesquisas que tematizem aspectos da educação, ou da formação humana num sentido geral, com o aporte de conceitos ou categorias do campo da filosofia. Tornam-se, assim, pertinentes:

Pesquisas que tratem da educação sob o ponto de vista de seus pressupostos antropológicos, éticos, políticos, estéticos, epistemológicos, axiológicos ou ontológicos;
Pesquisas que situem a educação à luz de revisões teóricas acerca do modo de constituição da vida humana, especialmente no que se refere às formas de produção da cultura, de construção de sociabilidades e de formação de subjetividades;
Pesquisas que proponham reflexões ou revisões críticas acerca da educação a partir das contribuições de autores específicos ou clássicos do pensamento filosófico e pedagógico;
Pesquisas que abordem questões do universo da educação a partir de tematizações consideradas tipicamente filosóficas, como a da racionalidade, do conhecimento, da linguagem, das relações entre subjetividade e objetividade, dentre outras;
Pesquisas que identifiquem problemáticas tipicamente filosóficas em temas de tratamento convencional da educação, como nos conceitos de competência, experiência formativa, alteridade (outro), diferença, interatividade, teoria e prática da formação, etc.