GT20 – Psicologia da Educação Coordenação - Maria Tereza Trevisol – UNOESC
Comitê Científico - Sandra Kirchner Guimarães – UFPR
Convidado para a Sessão Especial do GT - Fernando Becker – UFRGS
Ementa O GT Psicologia da Educação propõe a interlocução de estudos teóricos,
investigações empíricas e intervenções psicopedagógicas que permitem a produção
de conhecimentos situados na interface entre a Psicologia e a Educação.
Neste sentido, o GT visa congregar os trabalhos que buscam analisar, compreender,
mapear e propor encaminhamentos às situações-problema relacionadas à aprendizagem,
às relações interpessoais e à relação pedagógica tanto no contexto da educação escolar -
nos diferentes níveis de ensino - como da educação não escolar.
Constituem foco de análise e discussão as seguintes temáticas:
Desenvolvimento psicológico nas diferentes fases da vida e suas
implicações pedagógicas;
Processos de ensino-aprendizagem relativos à educação escolar e
a outros contextos educativos;
Conflitos manifestos nas instituições educativas; por exemplo:
indisciplina, bullyng e outras condutas que revelam problemas nas relações interpessoais
e/ou no desenvolvimento de habilidades sociais;
Relações aluno-professor-conteúdo/saber e os processos de
ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento escolar.