IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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GT22 – Educação Ambiental
Coordenação - Isabel Carvalho – PUC/RS
Comitê Científico - Vanessa Caporlingua - FURG
Convidado para a Sessão Especial do GT - Antonio Fernando S. Guerra - UNIVALI

Ementa
Desde o I Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (Anped Sul) em 1998 na UFSC em Florianópolis, trabalhos sobre Educação Ambiental (EA) foram contemplados como um dos eixos temáticos do evento. Naquele momento, a organização por eixos temáticos previa o eixo "Educação e Questões Ambientais". Desde então, os trabalhos sobre EA cresceram conjunto da ANPED. Na Região Sul o interesse em EA também se consolidou com a realização periódica de eventos científicos anos 90 e 2000 voltados para a pesquisa em EA na Região Sul tais como: os Colóquios de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (CPEASUL), os Encontros Paranaenses de Educação Ambiental (EPEA), os Seminários Sul Brasileiro de Educação Ambiental (SSBEA), e os Simpósios Gaúchos de Educação Ambiental (SIGEA). No âmbito dos PPGs destaca-se a criação em 1994 do Programa de Mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a implantação em 2006 do seu curso de Doutorado em EA, único no país. A Região Sul também abriga vários PPGs interdisciplinares com enfoque ambiental, onde o tema da EA está presente, tais como o pioneiro Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR/UNESCO, posteriormente, o Programa de Ciências Ambientais na UFSC e o Programa de Desenvolvimento Rural na UFRGS. Desta forma, o GT de EA da ANPED Sul é um espaço que resulta da consolidação da temática ambiental de um modo geral e da EA em particular enquanto objeto da produção científica na região.

O GT de EA pretende ser um fórum de intercâmbio de pesquisa acolhendo a produção científica que se volta para a problematização dos muitos aspectos das relações sociedade e ambiente, mediadas pela ação educativa, com enfoque especial na interlocução entre a Pós-Graduação e a Educação Básica. Está aberto às várias abordagens teórico-metodológicas que os pesquisadores elejam como oportunas para acessar as diferentes experiências, práticas e estratégias educativas ambientais bem como as políticas públicas que incidem sobre a EA como fatores de investigação das interfaces da Pós-Graduação com a Educação Básica.