Ementa
Desde o I Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (Anped Sul) em 1998
na UFSC em Florianópolis, trabalhos sobre Educação Ambiental (EA) foram contemplados
como um dos eixos temáticos do evento. Naquele momento, a organização por eixos
temáticos previa o eixo "Educação e Questões Ambientais". Desde então, os trabalhos
sobre EA cresceram conjunto da ANPED. Na Região Sul o interesse em EA também se
consolidou com a realização periódica de eventos científicos anos 90 e 2000 voltados
para a pesquisa em EA na Região Sul tais como: os Colóquios de Pesquisadores em
Educação Ambiental da Região Sul (CPEASUL), os Encontros Paranaenses de Educação
Ambiental (EPEA), os Seminários Sul Brasileiro de Educação Ambiental (SSBEA), e os
Simpósios Gaúchos de Educação Ambiental (SIGEA). No âmbito dos PPGs destaca-se a
criação em 1994 do Programa de Mestrado em Educação Ambiental da Universidade
Federal do Rio Grande (FURG) e a implantação em 2006 do seu curso de Doutorado em
EA, único no país. A Região Sul também abriga vários PPGs interdisciplinares com enfoque
ambiental, onde o tema da EA está presente, tais como o pioneiro Programa de
Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR/UNESCO, posteriormente, o Programa de
Ciências Ambientais na UFSC e o Programa de Desenvolvimento Rural na UFRGS.
Desta forma, o GT de EA da ANPED Sul é um espaço que resulta da consolidação da
temática ambiental de um modo geral e da EA em particular enquanto objeto da produção
científica na região.
O GT de EA pretende ser um fórum de intercâmbio de pesquisa acolhendo a
produção científica que se volta para a problematização dos muitos aspectos das relações
sociedade e ambiente, mediadas pela ação educativa, com enfoque especial na interlocução
entre a Pós-Graduação e a Educação Básica. Está aberto às várias abordagens
teórico-metodológicas que os pesquisadores elejam como oportunas para acessar as
diferentes experiências, práticas e estratégias educativas ambientais bem como as
políticas públicas que incidem sobre a EA como fatores de investigação das interfaces da
Pós-Graduação com a Educação Básica.