Ementa
O objetivo deste GT tem sido discutir a experiência social, cultural, política e
formativa da arte, da forma como a arte e a estética têm produzido e sofrido
interferências na educação, no ambiente escolar, nos cursos de graduação, na
pós-graduação e, igualmente, em espaços ditos não formais (museus, ateliês,
orquestras e afins), ressaltando seus impactos na produção de identidades e
subjetividades.
As imagens, o corpo, o som, a música, a dramaticidade e o movimento são alguns
dos eixos de articulação de significados e sentidos sobre quem temos sido, como
temos nos visto, como vemos o outro e como temos operado no mundo.
São temas a serem debatidos e elaborados com vistas a compreender e explorar
suas ocorrências, recorrências, usos e funções na formação dos sujeitos. As experiências
de ver, fazer ver e ser visto, ouvir, fazer ouvir e ser ouvido, atuar e fazer atuar, enfim,
de posicionar-se na contemporaneidade são temáticas de grande abrangência e
exigem de nós uma postura sempre renovada. Como a educação vem lidando com isso?
O que a estética, as imagens, a música, o teatro, a performance, a dança, as coleções
dizem de nós, sobre nós e para nós? Que espaço ocupam em nossas vidas? Cotidiano,
formação, prática escolar, experiência estética e arte: o que são e como estão
presentes no nosso dia a dia?