Ementa
Objetivos
Analisar as limitações e as possibilidades delineadas pela didática nos diversos níveis educacionais, pela ampliação e aprofundamento de seu foco, de maneira a abordá-la em uma dimensão de totalidade.
Examinar os elementos didáticos e suas contribuições para o aperfeiçoamento da ação docente, concretizada em uma sociedade em permanente mudança e constituída por pessoas em constante devir.
Estimar a valia das contribuições advindas de pesquisas desenvolvidas no campo da didática, para os diferentes níveis e modalidades de ensino, com atenção especial para a Educação Básica, situando práticas e aproximando-as das discussões teóricas. Sempre em função das complexas e emergentes exigências postas hodiernamente aos professores, na formação daqueles postos sob sua responsabilidade.
Temática de abrangência
O GT Didática apresenta-se como um espaço para a discussão crítica e análise ampliada, para a edificação de uma ação docente comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e democrática, porque empenhada com o desvelamento, compreensão e avaliação das rupturas e constâncias que marcaram e marcam sua trajetória.
Questões essenciais a serem debatidas
Em um tempo que exige muito e em um espaço – o da Didática – que oferece tanto, as questões são numerosas e as preocupações infindáveis: os sujeitos do processo pedagógico e seus saberes; as fortalezas e fragilidades da ação docente; a superação da prática pela prática, com a consequente emersão da práxis pedagógica; a didática na formação de professores para atuarem nos diversos níveis e modalidades de ensino; situações didáticas e suas interfaces com o ensino, a aprendizagem e a avaliação; a multidimensionalidade da didática e suas repercussões na formação e na ação do educador; a relação teoria-prática e a constituição do professor; a profissionalidade docente; do cotidiano ao não cotidiano da ação docente; momentos da reconstrução da didática; dos conflitos sociais presentes no "chão da escola" aos projetos/processos pedagógicos; alternativas para a organização do trabalho docente e suas implicações práticas; contradições da prática e novos pontos de partida para uma didática em (re)configuração; alternativas para a organização do trabalho didático; a sala de aula como objeto de estudo, análise e proposição; a pesquisa e a didática, a didática e a pesquisa. Essas são apenas algumas possibilidades, dentre inúmeras outras que se apresentam, para realização de estudos e discussões promotores de contribuições teóricas e empíricas, bem como favorecedoras de desenvolvimento, renovação, aprofundamento e ampliação do campo.