Ementa
O Grupo de Trabalho em Estado e Políticas Educacionais constitui-se como um
espaço de debate no campo de pesquisa que lhe é próprio, compreendendo que as
políticas educacionais são mediações necessárias para a efetivação do direito à educação e
propõe-se, portanto, a socializar investigações e aprofundar as discussões acerca de como tais políticas se realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas classes, forças e grupos sociais. Ou seja, o GT trata de estudos e debates acerca das formas pelas quais se definem as políticas públicas no âmbito da educação,
considerando as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo. Neste sentido, os temas que aborda são a avaliação da proposição, implementação e impactos de políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal; estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros países; análise da relação das políticas educacionais com as demandas dos movimentos sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o financiamento da educação e da escola.