Ementa
A Formação de Professores está no centro dos debates, investimentos,
planejamento e implementação de políticas públicas no Brasil. Na atual conjuntura,
espera-se que os professores, as ações e políticas de formação promovam a melhoria e
efetividade do processo de escolarização da totalidade da população brasileira.
Na última década, houve um número crescente de reformas e ações governamentais para
a formação inicial e continuada de professores. Tendo em vista esse processo de
mudança, salienta-se que as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação,
podem trazer uma contribuição instigante e propositiva para o desenvolvimento da
prática pedagógica e da formação de professores.
Com o propósito de aproximar, disseminar e evidenciar os conhecimentos é que o
Grupo de Trabalho (GT) de Formação de Professores constituir-se-á pelas
pesquisas e estudos sobre a formação inicial, formação continuada, desenvolvimento
profissional, identidade, profissionalidade e profissionalização dos docentes.
As pesquisas desenvolvidas nestas diferentes perspectivas subsidiarão os debates do GT de Formação de Professores, que tem como objetivo central propiciar a interlocução entre os pesquisadores de diferentes instituições. As pesquisas sobre formação inicial, formação continuada, desenvolvimento docente, as condições de trabalho e carreira do professor, as políticas de formação de professores e, ainda, os estudos voltados para a identidade, profissionalidade e profissionalização docente farão parte da agenda de apresentações do GT.
Acrescenta-se, ainda, que a integração e a interlocução entre os diversos
pesquisadores fortalecem os processos de formação e da prática docente, consolidando o
campo de investigação e objeto de estudo da formação de professores, especialmente,
quanto às abordagens teóricas e metodológicas que constituem as pesquisas.
Esta IX ANPED Sul focaliza "pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica".