IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
Apresentação
Local do Evento - Mapa
Newsletter
Programação Geral
Grupos de Trabalho
Programação dos GT's
Eventos Paralelos
FORPRED Sul
FEPAE Sul
VII Fórum de Secretários
ANFOPE Sul
Lançamento de Livros
Trabalhos Aprovados
Apresentação de Trabalhos
Trabalho Completo
Pôster
Inscrições
Comitê Científico
Organização do Evento
Hospedagem
Anais
Edições Anteriores


 

GT8 – Formação de Professores
Coordenação - Márcia de Souza Hobold – UNIVILLE
Comitê Científico - Joana Paulin Romanowski – PUC/PR
Convidado para a Sessão Especial do GT - Valeska Fortes de Oliveira – UFSM

Ementa
A Formação de Professores está no centro dos debates, investimentos, planejamento e implementação de políticas públicas no Brasil. Na atual conjuntura, espera-se que os professores, as ações e políticas de formação promovam a melhoria e efetividade do processo de escolarização da totalidade da população brasileira. Na última década, houve um número crescente de reformas e ações governamentais para a formação inicial e continuada de professores. Tendo em vista esse processo de mudança, salienta-se que as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação, podem trazer uma contribuição instigante e propositiva para o desenvolvimento da prática pedagógica e da formação de professores.

Com o propósito de aproximar, disseminar e evidenciar os conhecimentos é que o Grupo de Trabalho (GT) de Formação de Professores constituir-se-á pelas pesquisas e estudos sobre a formação inicial, formação continuada, desenvolvimento profissional, identidade, profissionalidade e profissionalização dos docentes. As pesquisas desenvolvidas nestas diferentes perspectivas subsidiarão os debates do GT de Formação de Professores, que tem como objetivo central propiciar a interlocução entre os pesquisadores de diferentes instituições. As pesquisas sobre formação inicial, formação continuada, desenvolvimento docente, as condições de trabalho e carreira do professor, as políticas de formação de professores e, ainda, os estudos voltados para a identidade, profissionalidade e profissionalização docente farão parte da agenda de apresentações do GT.

Acrescenta-se, ainda, que a integração e a interlocução entre os diversos pesquisadores fortalecem os processos de formação e da prática docente, consolidando o campo de investigação e objeto de estudo da formação de professores, especialmente, quanto às abordagens teóricas e metodológicas que constituem as pesquisas. Esta IX ANPED Sul focaliza "pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica".