IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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O Local do Evento

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Caxias do Sul

A história de Caxias do Sul começa antes dos italianos, ainda quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada "Campo dos Bugres". A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto, que buscavam um lugar melhor para viver, deu-se a partir de 1875, localizando-se em Nova Milano.

Dois anos após, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o Município, e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação. Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do município ao longo do século XX. O primeiro deles está ligado ao traço mais forte da sua identidade: o cultivo da videira e a produção de vinho. Num primeiro momento, para consumo próprio e, mais adiante, para comercialização.

No dia 1º de junho de 1910 Caxias foi elevada à categoria de cidade e, neste mesmo dia, chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado. Os imigrantes, em grande parte agricultores, instalaram-se na região, urbanizando-a e dando início a um acelerado processo industrial. Na zona rural instalou-se a agricultura de subsistência, que se concentra na produção de uva, trigo e milho, começando a industrialização em nível doméstico. Com o correr do tempo, a diversificação da indústria caseira concorre para a ampliação do leque de manufaturados. As pequenas oficinas caseiras vão dar origem às grandes indústrias de hoje, internacionalmente conhecidas.

Caxias do Sul é hoje, o polo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que lhe dá uma dimensão ainda maior, razão pela qual "Caxias do Sul", a "Capital da Montanha", a "Pérola das Colônias", a "Colmeia do Trabalho" é, por si só, o polo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.

Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho, resultando na miscigenação e aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto e as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras, já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta metrópole. É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.

É, através da uva e do vinho, que Caxias se notabilizou ao lançar em 1931, maior festa do sul: a Festa da Uva. A cada dois anos, a cidade se mobiliza para realizar a festa comunitária que colocou Caxias do Sul no roteiro do turismo nacional. Vinhos, uvas, frio e neve, boa e farta comida, comércio diversificado, aliados ao clima europeu das montanhas, são alguns dos atrativos de Caxias do Sul que agradam a todos os visitantes. Venha e comprove!

Saiba mais sobre Caxias do Sul: www.caxias.rs.gov.br e www.caxiasdosul.tur.br


Universidade de Caxias do Sul

A implantação dos primeiros cursos de educação superior em Caxias do Sul aconteceu ainda durante a década de 50, período marcado na História do Brasil por transformações no campo econômico, social e político, decorrentes do processo de modernização pelo qual passava o País. A superação dos problemas sociais e do atraso econômico e cultural eram alguns dos temas que mobilizavam os setores organizados da sociedade. No campo da educação, a universalização da instrução primária obrigatória, a expansão do ensino secundário e a política oficial de incentivo à instalação de escolas superiores privadas eram algumas das proposições lançadas pelo Estado como forma de inserir a educação no esforço "desenvolvimentista".

Caxias do Sul era, já na década de 50, a segunda metrópole do estado e, a exemplo dos grandes centros urbanos do país, também vivia um período de crescimento econômico e modernização. A cidade se transformava, a população modernizava pensamentos e hábitos, novas prioridades eram colocadas. Entre as novas demandas sociais, estava a criação de novas opções de ensino com a implantação de cursos de educação superior para atender aos jovens da cidade e da região. Ainda no final da década de 50, diversas entidades e personalidades da comunidade se mobilizavam para obter do governo federal a autorização para a instalação dos primeiros cursos de educação superior na cidade.

A instalação das primeiras faculdades na cidade resultou da mobilização e do esforço da sociedade para impor novos patamares para o seu desenvolvimento. No início dos anos sessenta, Caxias do Sul já contava com cinco instituições de ensino superior, que ofereciam cursos como: Ciências Econômicas, Filosofia, Pintura e Música, Enfermagem e Direito, entre outros.

Ao completar quatro décadas de atuação com uma efetiva contribuição ao projeto de desenvolvimento regional, a Universidade de Caxias do Sul procura manter-se em contínuo e permanente processo de renovação de suas práticas educacionais. Procura também responder, com presteza e eficiência, às mudanças nas demandas de aprendizagem nos diferentes campos da atividade humana e afirmar-se como um centro gerador de qualidade de ensino, de ciência e tecnologia, de criação e difusão artística, filosófica e cultural.

Com 11 unidades acadêmicas, a Universidade oferece cerca de 76 cursos de graduação com 94 habilitações e 211 opções de ingresso, sendo 13 na modalidade EAD, em todas as grandes áreas do conhecimento. A sua grade de cursos é, em grande parte, o resultado da sintonia com a sua região de abrangência e a sua capacidade em antever tendências, prioridades e expectativas da sociedade. Atualmente a Universidade conta com cerca de 1.200 docentes e 990 técnicos administrativos.

A ampliação e a qualificação do ensino envolvem também um investimento em programas de pós-graduação e pesquisa. Atualmente, a UCS oferece nove programas institucionais de pós-graduação, a saber:

Administração - Mestrado Acadêmico e Doutorado
Biotecnologia - Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biotecnologia e Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola
Direito - Mestrado Acadêmico
Educação - Mestrado Acadêmico
Filosofia - Mestrado Acadêmico
Engenharia Mecânica - Mestrado Profissional
Engenharia de Processos e Tecnologia - Mestrado Acadêmico
Letras - Mestrado Acadêmico em Letras, Cultura e Regionalidade e
Doutorado em Letras - Associação ampla UCS/UniRitter
Materiais - Mestrado Acadêmico e Doutorado interinstitucional com UFRGS
Turismo - Mestrado Acadêmico

O Departamento de Educação da Universidade de Caxias do Sul iniciou suas atividades no ano de 1960. Em 1967, passou a integrar, juntamente com os cursos de Filosofia e de História, a Faculdade de Filosofia. Quando da criação do Centro de Humanidades e Artes, em 1975, o então Departamento de Educação passa a oferecer o curso de Pedagogia. Em 1985, é criado o Centro de Filosofia e Educação, bem como a coordenação e o colegiado do curso de Pedagogia. Os cursos de Filosofia e de Pedagogia são uns dos pilares da Universidade. Graças a esses cursos, desenvolveu-se a reflexão sobre a política acadêmica da instituição.

A UCS tem tradição no ensino de metodologia científica, que inclui reflexões éticas acerca da atividade científica, com vistas a auxiliar a pesquisa de futuros cientistas, profissionais (professores) e técnicos de diversas áreas. Na sociedade atual, na qual o profissional é primordialmente um profissional do conhecimento, a investigação sobre as bases do conhecimento (da ciência mais especificamente), é indispensável tanto para aqueles que desenvolverão pesquisas quanto para aqueles que exercerem a docência, provenientes das mais diversas áreas. As questões éticas e epistemológicas, portanto, tornaram-se um sustentáculo da formação acadêmica da universidade.

Com o desenvolvimento das atividades dos cursos de Filosofia e de Pedagogia, alicerçadas em todas as experiências em conjunto que vieram acumulando foi se fortificando a ideia da necessidade de uma pós-graduação que refletisse a pesquisa e as produções relacionadas com essas atividades e que atendesse às necessidades da Instituição e da região. Desse modo, a especificidade do Programa de Pós-Graduação em Educação é a formação de professores e pesquisadores, alicerçada em fundamentos ético-profissionais capazes de serem sensíveis e de reconhecerem as complexas exigências da atual sociedade brasileira, no que tange aos aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos do processo educativo.