IX ANPED SUL Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul
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Submissão/Apresentação de Trabalhos

Categoria: TRABALHO COMPLETO

Para enviar textos nas categorias Trabalho Completo, faz-se necessário observar as condições abaixo.

1. Autores e coautores não podem ser coordenadores dos Grupos Trabalho ou membros do Comitê Científico. Pareceristas ad hoc poderão encaminhar textos, desde que informem antecipadamente ao coordenador do Grupo de Trabalho.

2. Serão aceitos até dois trabalhos/pôsteres por autor, mas somente um na condição de autor único. O possível segundo trabalho deverá ser necessariamente em coautoria.

3. O envio deverá ser feito exclusivamente pela Página do evento, através do cadastro pessoal do autor, seguindo exatamente todas as suas etapas. Para submeter o segundo texto deve-se repetir o processo. Serão desconsideradas as submissões que se fizerem por qualquer outra forma (e-mail, carta, etc).

4. O texto/proposta deve ser composto com base nos padrões orientados pela ANPED.

5. O texto deve ser inédito no Brasil até a sua apresentação na IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, devendo ser enviado dois arquivos: um com identificação e um sem identificação.

6. Não é permitida a identificação de autor e/ou coautores no arquivo de texto não identificado, sob pena de exclusão pela Comissão Avaliadora por quebra de anonimato. Considera-se quebra de anonimato:
qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto ou em rodapé;
marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, como as marcas inteligentes, que permitam a identificação da autoria;
nome do usuário cadastrado no "Microsoft Word";
citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou de tese do autor.

7. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão. Não se admite mesmo a inclusão e/ou exclusão de coautores;

8. Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos anais do evento (em meio eletrônico e/ou impresso).

9. Os autores e coautores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e eletrônica (CD-ROM e Internet).

10. Lembra-se aos autores e coautores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.

11. Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.).

12. Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.

13. Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão excluídos pela Secretaria ou pela Comissão Avaliadora.

Apresentação de TRABALHO COMPLETO

O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa.
Riqueza conceitual na formulação dos problemas.
Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
Interlocução com a produção da área.
Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos anais do evento (em meio eletrônico e/ou impresso).

Formato e condições dos arquivos a serem encaminhados para avaliação

1) Para submissão de um trabalho será necessário anexar dois arquivos:
a) Texto Completo Identificado.
b) Texto Completo Não Identificado.
Considera-se quebra de anonimato no texto não identificado, como já se esclareceu:
a) qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto ou em rodapé;
b) marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, como as marcas inteligentes, que permitam a identificação da autoria;
c) nome do usuário cadastrado no "Microsoft Word";
d) citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese do autor.

2) O trabalho deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:
I. Título do Trabalho
II. Nome do Autor – Sigla da Instituição
III. Nome(s) do(s) coautor(es) – Sigla da Instituição
IV. Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)

O texto na íntegra deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerados os espaços. Incluir na contagem:
I. Título do trabalho
II. Texto completo do trabalho (incluindo o Resumo)
III. Notas de rodapé
IV. Referências
V. Quadros ou tabelas

O resumo do trabalho deverá conter, no máximo, 1.300 caracteres, considerados os espaços. Os 1.300 caracteres fazem parte dos caracteres totais do texto (entre 25.000 e 40.000). Incluir na contagem:
I. Título do trabalho
II. Texto do resumo
III. Palavras-chave
Nomes de autores e coautores, siglas das instituições e agência financiadora não serão contabilizados.

Os textos que não atendam às regras especificadas acima serão automaticamente excluídos.

A formatação dos arquivos deverão seguir as seguintes orientações:
Formato word
Papel tamanho A4
Margem esquerda e superior com 3 cm
Margem direita e inferior com 2 cm
Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
Alinhamento: justificado
As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto e à direita.
Título: centralizado, em maiúsculas e em negrito
Resumo: Fonte 10, espaçamento simples, seguido de 3 a 5 palavras-chave
Subtítulos: alinhados à esquerda e em negrito
Notas de rodapé: ao final da página

Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office. Os textos na íntegra e os resumos deverão estar com extensão em Word (.doc) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original.

O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores.

Como contar os caracteres de seu trabalho utilizando a ferramenta do Word:
1) No Word, clicar na opção "Ferramentas" e, nela, na opção "Contar palavras".
2) Aparecerá uma caixa com as estatísticas. Atenção! Selecionar a opção "Incluir notas de rodapé e notas de fim".