Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Critérios para a avaliação dos trabalhos enviados

Os trabalhos aceitos serão avaliados pela comissão científica para que os resumos sejam exibidos no site do evento ou apresentados oralmente. Anteriormente à abertura do evento, os autores serão informados, por e-mail, em qual modalidade o trabalho foi classificado. Apenas os trabalhos classificados para apresentação oral concorrerão às premiações.

Os critérios para avaliação dos trabalhos será:

Qualidade da redação e organização do texto

2

Consistência teórica

4

Relevância

4

Originalidade

2

 

Atendimento dos critérios definidos para a inscrição do trabalho será pré-requisito para que o mesmo seja avaliado.

A partir dos critérios expostos, será realizada uma análise quantitativa que identificará os trabalhos melhores pontuados para serem apresentados oralmente.

 

  1. Apresentação oral dos trabalhos:

- Cada trabalho não poderá ultrapassar 10 minutos de exposição, a ocorrer  em horário e sala virtual a serem informados na programação do evento, obedecendo à ordem programada;

- Aos membros avaliadores, serão reservados 5 minutos para debater cada tema apresentado;

- No impedimento do apresentador, qualquer um dos autores poderá substituí-lo;

- Cada sessão de apresentação será composta por dois avaliadores integrantes da Comissão Científica da Mostra

 

  1. Critérios para a avaliação final dos trabalhos apresentados:

 

Serão somadas as notas da primeira etapa (avaliação do resumo) e da apresentação oral. Os aspectos que serão considerados na avaliação oral são:

Domínio do apresentador em relação ao conteúdo exposto, incluindo arguição

4

Consistência teórica do trabalho

3

Vinculação do conteúdo com demandas atuais do envelhecimento humano

2

Respeito ao tempo de apresentação.

1

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento da Universidade de Caxias do Sul

O Brasil encontra-se em um momento conhecido como bônus demográfico, estando  a maior parte da população brasileira entre os 18 e 60 anos; isso acontece devido à inversão da pirâmide etária do Brasil, em que há o alargamento do topo dessa pirâmide, demonstrando um aumento da população idosa. Segundo dados do IBGE, em 1950 as pessoas com mais de 60 anos compreendiam cerca de 4,9% do total da população, já em 2020, houve um aumento para 14%.

As diversas áreas da ciência contribuíram para uma maior longevidade, tornando a expectativa de vida dos idosos cada vez maior, junto a isso, também possibilitou que essa maior sobrevida viesse atrelada a qualidade de vida.

Diante desse cenário, o Instituto da Longevidade e a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Geriatria e Cuidados Paliativos da Universidade de Caxias do Sul, propõem a Mostra Acadêmica sobre Envelhecimento Humano: possibilidades de compreensão e atuação, que tem como objetivo socializar trabalhos acadêmicos sobre o envelhecimento humano, incentivando que discentes, das diferentes áreas de conhecimento, contribuam para novos avanços.

A Mostra acontecerá no dia 27/08/2022 (sábado), das 8h às 12h, na modalidade online, com a apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação do evento. A submissão de trabalhos deverá ser feita via site da UCS, de 21 de fevereiro de 2022 até o dia 27 de julho de 2022. Os interessados em enviar trabalhos deverão elaborar seus resumos com o formato estabelecido na página do evento.

O prazo das inscrições para participar como ouvinte da Mostra encerra em 26 de agosto de 2022.


Patrocínio da Dra. Roseli Randon.