Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Critérios para a avaliação dos trabalhos enviados

Os trabalhos aceitos serão avaliados pela comissão científica. Os autores que tiverem os resumos melhores avaliados serão notificados para apresentação oral dos mesmos, que será via google meet. Na primeira semana do mês de setembro, os autores serão informados, por e-mail, sobre o aceite para apresentação. Apenas os trabalhos classificados para apresentação oral concorrerão às premiações.

Os critérios para avaliação dos trabalhos serão:

Qualidade da redação e organização do texto

2

Consistência teórica

3

Relevância

3

Originalidade

2

 

Atendimento dos critérios definidos para a inscrição do trabalho será pré-requisito para que o mesmo seja avaliado.

A partir dos critérios expostos, será realizada uma análise quantitativa que identificará os trabalhos melhores pontuados para serem apresentados oralmente.

 

  1. Apresentação oral dos trabalhos:

- Cada trabalho não poderá ultrapassar 10 minutos de exposição, a ocorrer  em horário e sala virtual a serem informados na programação do evento, e também por e-mail, obedecendo à ordem programada;

- Aos membros avaliadores, serão reservados 5 minutos para debater cada tema apresentado;

- No impedimento do apresentador, qualquer um dos autores poderá substituí-lo;

- Cada sessão de apresentação será composta por um avaliador integrante da Comissão Científica da Mostra

  1. Critérios para a avaliação final dos trabalhos apresentados:

 

Serão somadas as notas da primeira etapa (avaliação do resumo) e da apresentação oral. Os aspectos que serão considerados na avaliação oral são:

 

Domínio do apresentador em relação ao conteúdo exposto, incluindo arguição

4

Consistência teórica do trabalho

3

Vinculação do conteúdo com demandas atuais do envelhecimento humano

2

Respeito ao tempo de apresentação.

1

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento da Universidade de Caxias do Sul

O Brasil encontra-se em um momento conhecido como bônus demográfico, estando  a maior parte da população brasileira entre os 18 e 60 anos; isso acontece devido à inversão da pirâmide etária do Brasil, em que há o alargamento do topo dessa pirâmide, demonstrando um aumento da população idosa. Segundo dados do IBGE, em 1950 as pessoas com mais de 60 anos compreendiam cerca de 4,9% do total da população, já em 2020, houve um aumento para 14%.

As diversas áreas da ciência contribuíram para uma maior longevidade, tornando a expectativa de vida dos idosos cada vez maior, junto a isso, também possibilitou que essa maior sobrevida viesse atrelada a qualidade de vida.

Diante desse cenário, o Instituto da Longevidade e a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Geriatria e Cuidados Paliativos da Universidade de Caxias do Sul, propõem a Mostra Acadêmica sobre Envelhecimento Humano: possibilidades de compreensão e atuação, que tem como objetivo socializar trabalhos acadêmicos sobre o envelhecimento humano, incentivando que discentes, das diferentes áreas de conhecimento, contribuam para novos avanços.

A Mostra acontecerá no dia 27/08/2022 (sábado), das 8h às 12h, na modalidade online, com a apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação do evento. A submissão de trabalhos deverá ser feita via site da UCS, de 21 de fevereiro de 2022 até o dia 27 de julho de 2022. Os interessados em enviar trabalhos deverão elaborar seus resumos com o formato estabelecido na página do evento.

O prazo das inscrições para participar como ouvinte da Mostra encerra em 26 de agosto de 2022.


Patrocínio da Dra. Roseli Randon.