On-line
novembro 9, 2023 – novembro 10, 2023
"O Turismo e a Hospitalidade envolvem universos de produção de conhecimento e de atividades essenciais para os seres vivos, numa lógica multiespécie, e para a totalidade dos ecossistemas, em sua dimensão complexa. Neste ano de 2023, esses universos seguem vivendo grandes desafios, com dimensões planetárias, em cenários de guerras, emergências climáticas, sanitárias e de complexificação da logística operacional, de efetivação de suas práticas, em diferentes regiões e escalas de atuação.
No cenário mundial e nacional, proliferam esforços no sentido de reconstrução de reinvenção de mundos, ainda como manifestação de tentativa de superar os reveses, da grande transformação decorrente da Pandemia do Covid-19, com causas e repercussões sistêmicas. Por toda parte, notam-se esforços, no sentido de busca de sobrevivência, de manutenção da vida de sujeitos e lugares, envolvidos com o Turismo e a Hospitalidade, em empreendimentos, destinações turísticas, no mercado de trabalho, em micro e macro dimensões de atuação. Ao mesmo tempo, há preocupações, com relação à preservação de recursos e ao cuidado e à ética, no processo acelerado de retomada do crescimento e desenvolvimento turístico.
Assim, sustentabilidade e ecoética despontam como temas fundamentais a serem refletidos, em associação, para, ao mesmo tempo, garantir sobrevivência, mas com responsabilidade ecossistêmica. Sinalizam para a importância de respeitar as condições, os ecossistemas, as relações de trama multiespécie, nas interações de sujeitos e lugares, que ocorrem no Turismo e que devem ser pautadas pela lógica da Hospitalidade.
Como pesquisadores do Turismo e da Hospitalidade, temos, de um lado, o compromisso com a sustentabilidade, em suas múltiplas dimensões, mas é fundamental que a discussão seja associada ao conceito de ecoética, visando contribuir para a emergência de novas condições planetárias, que possam representar o enfrentamento aos desafios gerados pelo Antropoceno. É preciso desenvolver Turismo e Hospitalidade, mas de forma ética e coerente com as noções de ecologia profunda, da sociedade Matrística, como nos ensinou Humberto Maturana, e a compreensão de que somos integrantes de uma Grande Teia-Trama Viva, o Planeta Terra, também chamado de Gaia, para também lembrar James Lovelock.
Nesse sentido, acreditamos que é possível contribuir para a reflexão, semeando, desde a Graduação, a compreensão de que a sustentabilidade passa também pelo enfrentamento de conflitos distributivos, pelo direito aos outros sujeitos dos ecossistemas, para além dos humanos - os rios, as florestas, os seres vivos de todas as espécies! Como nos ensina Martinez Allier, trata-se de reflexões na linha da Justiça Ambiental ou Ecologismos dos Pobres e não apenas de ecoeficiência. Por isso, trazemos para o XIV Encontro Semintur Jr. 2023, a temática: Sustentabilidade e Ecoética: Desafios para o Turismo e a Hospitalidade, como síntese propositiva apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Nesse cenário, o binômio Turismo e Hospitalidade se consolida, em termos de transversalizações, conexões e interdependências, especialmente comprometidos com o desenvolvimento com princípios ecoéticos.
A definição da temática é coerente com as linhas de pesquisa que integram o PPGTURH. A promoção do evento dá continuidade à missão, já consolidada desde 2009, no sentido de propiciar espaços para integração, apresentação e discussão da produção científica realizada, em nível de graduação, seja ela local, regional, nacional ou internacional. Neste ano, a proposta é que os participantes aproveitem o momento para promover discussões acerca das possíveis conexões ecoéticas, que podem ser feitas com o intuito de vislumbrar no Turismo o fortalecimento e o crescimento.
O evento está alinhado à área de concentração do PPGTURH, visando ao desenvolvimento de conhecimentos em âmbito local, regional, nacional e internacional. Alinha-se com as grandes discussões internacionais, desde a proposta da UNESCO, para reimaginarmos nosso futuro juntos, aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030[1], o que é marca do trabalho de internacionalização do PPGTURH. Trata-se de proposta de evento científico de grande importância e potencialidade de significado, para a comunidade acadêmica e setor turístico como um todo. A relevância decorre, especialmente, pela projeção das temáticas emergentes, bem como a associação de valores, marcados pela hospitalidade e amorosidade, com princípios éticos, de integração e respeito às diferenças, visando a sobrevivência, pela convivência e cooperação.
Sendo assim, o XIV Semintur Jr - 2023 também é uma maneira de provocar os futuros discentes e pesquisadores, dos programas de graduação de todo o país, sobre o contraponto Sustentabilidade e Ecoética, como eixo de força e potência, na busca da sobrevivência e coexistência coletiva de lugares, sujeitos, fazeres e saberes turísticos, pautados pela hospitalidade e amorosidade. Por fim, o Encontro Semintur Jr., nesta edição, mantém o seu propósito de ser atividade pedagógica complementar, para alunos do PPGTURH, proporcionando condições de aprendizagem, quanto ao processo de promoção e realização de eventos científicos, com supervisão direta de docentes do Programa.
Informações sobre a Conferência
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .