Última alteração: 2012-05-02
Resumo
O estudo apresenta a colaboração de Reuven Feuerstein e sua teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural para a elaboração de estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento cognitivo. Toma como base as obras de Beyer (1996), Tzaban (2009), Gomes (2002), Sasson (2006), Meier e Garcia (2007), entre outros. O estudo fundamenta a necessidade de instrumentalizar o mediado para a aquisição de flexibilidade cognitiva constante, logo, adaptabilidade permanente em um contexto cultural global contemporâneo que exige de todos mudanças constantes no modo de pensar e agir em diversos contextos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, buscou compreender os conceitos de Modificabilidade Cognitiva Estrutural, de Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein e suas implicações para as práticas educacionais. Conclui-se que a educação voltada para a instrumentalização cognitiva tende a colaborar para uma aprendizagem que atende às demandas atuais por sujeitos que sejam capazes de aprender autonomamente em um mundo com intenso fluxo de informação.