Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula

Última alteração: 2012-05-02

Resumo


O estudo apresenta a colaboração de Reuven Feuerstein e sua teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural para a elaboração de estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento cognitivo. Toma como base as obras de Beyer (1996), Tzaban (2009), Gomes (2002), Sasson (2006), Meier e Garcia (2007), entre outros. O estudo fundamenta a necessidade de instrumentalizar o mediado para a aquisição de flexibilidade cognitiva constante, logo, adaptabilidade permanente em um contexto cultural global contemporâneo que exige de todos mudanças constantes no modo de pensar e agir em diversos contextos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, buscou compreender  os conceitos de Modificabilidade Cognitiva Estrutural, de Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein e suas implicações para as práticas educacionais. Conclui-se que a educação voltada para a instrumentalização cognitiva tende a colaborar para uma aprendizagem que atende às demandas atuais por sujeitos que sejam capazes de aprender autonomamente em um mundo com intenso fluxo de informação.


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