Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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O Processo Pedagógico invisível desenvolvido por mulheres: O ensino e aprendizagem da tecelagem manual nas Minas Gerais e no Rio Grande do Sul
AMANDA MOTTA ANGELO CASTRO

Última alteração: 2012-06-05

Resumo


Esse texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre nossa pesquisa de doutorado em andamento. Nosso olhar é sobre Gênero, Artesanato e a invisibilidade da produção das mulheres desenvolvida na cidade de Resende Costa em Minas Gerais e em Alvorada, no Rio Grande do Sul. O objetivo principal da pesquisa é compreender como ocorre o processo pedagógico de ensino e aprendizagem não formal de tecelagem manual nos dois estados. Nossa pesquisa é desenvolvida na cidade mineira de Resende Costa, microrregião de São João Del Rei, e num ateliê de tecelagem no município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Essa pesquisa tem como base o conhecimento feminista e a Educação Popular, visando trabalhar, sobretudo, nos estudos que vêm sendo produzidos e problematizados no Brasil e na América Latina. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da observação participante, entrevistas individuais e narrativas de histórias de vida. Como ocorre o ensino e aprendizagem de uma técnica milenar que sobrevive no Brasil sobretudo nos estados de Minas Gerais e no Rio Grande do Sul? Tendo como base os estudos feministas, a Educação Popular e a empiria nos dois estados, procuramos problematizar e compreender esse processo socialmente invisibilizado.  


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