Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL
Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin

Última alteração: 2012-05-02

Resumo


Os resultados apresentados nesse texto são provenientes de uma pesquisa de mestrado que tem como intuito analisar as relações entre projetos de Educação Moral nas escolas e a comunidade que as circundam. Para tanto, dá continuidade e aprofunda uma pesquisa anterior nomeada “Projetos bem sucedidos de Educação Moral: em busca de experiências brasileiras”, analisando 293 experiências ali coletadas de Educação Moral em escolas públicas de ensino fundamental (6° ao 9° ano) e médio do Estado de São Paulo. Nesse texto apresentamos como são e como deveriam ser as relações estabelecidas entre a escola e a comunidade referente aos projetos de Educação Moral, segundo a literatura da área. Num segundo momento, apresentamos e analisamos a questão “De alguma forma a comunidade em volta da escola provocou essa experiência?” tratada por meio do programa Alceste. Concluímos que são importantes os incentivos dessas integrações, pois os benefícios estão relacionados com o estreitamento de laços entre escola e comunidade, com o intuito de ampliar a relação de respeito e confiança.


Texto completo: PDF