Última alteração: 2012-06-11
Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa acadêmica realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul. Esta pesquisa foi desenvolvida em 2011 e teve como objetivo geral problematizar questões referentes às práticas educacionais direcionadas para um sujeito com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) associadas ao transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em seus contextos de aprendizagem. Logo, este artigo objetiva tecer reflexões a partir de um dos núcleos da análise dos dados, na qual se buscou realizar um levantamento das práticas educacionais direcionadas a um sujeito com AH/SD associada ao TDAH. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso, e os instrumentos para coleta de dados delimitam-se em entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados alcançados, pode-se destacar que a partir de três realidades pesquisadas, algumas ações, características e concepções se convergem e outras se diferem conforme cada contexto, as quais serão mais bem especificadas ao longo do trabalho. Por fim, espera-se que esta investigação possa disponibilizar aos profissionais da educação e as famílias informações para melhor identificar, planejar, construir estratégias e minimizar a dicotomia diante das singularidades dos sujeitos com AH/SD associada ao TDAH.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Aprendizagem